Artigos › 31/01/2017

6 maneiras de tornar sua experiência no Facebook mais positiva e saudável

Sair do Facebook está entre as suas promessas de Ano Novo? Ou você está pensando em fazer isso na Quaresma? Eu até pensei nisso como uma opção, mas decidi que não vou cortar meus laços com a mídia social. Embora, às vezes, estar nas redes sociais seja uma ocasião para fofocar e, muitas vezes, um desperdício de tempo, é de um valor inestimável para uma mãe dona de casa introvertida como eu participar delas. O que eu decidi, em vez disso, é trabalhar maneiras de tornar minha experiência no Facebook mais positiva e saudável. Aqui estão as resoluções que estou considerando:

  1. Oculte as publicações de quem o magoa. Há uma linha tênue entre ser aberto a pessoas que discordam de você e simplesmente se deixar magoar. Se você ficar irritado cada vez que uma determinada pessoa aparece em seu feed, você pode alterar suas configurações para esconder as postagens dessa pessoa. Vocês ainda serão amigos, você verá qualquer coisa que esta pessoa escrever diretamente para você, e ela não saberá que você deixou de segui-la. Eu passei por minha lista de amigos há alguns meses e deixei de seguir um monte de gente, e eu não me arrependi. Posso sempre voltar a seguir alguns deles no futuro, se eu me sentir mais pronto ou capaz de lidar com seus posts.
  2. Na mesma linha,rodeie-se de boas influências. Curtir muitas páginas e personalidades pode fazer com que você fique atolado e perca seu tempo percorrendo as atualizações. Porém, algumas fanpages cuidadosamente escolhidas podem ser edificantes. Existem muitas boas páginas católicas no Facebook (como a Aleteia!) que oferecem oportunidades para pequenos momentos de oração e meditação. São também importantes para você se conectar com pessoas que compartilham seus interesses. Eu sou membro de um grupo de bordados que se concentra totalmente em “mostrar e contar”. É um ótimo refúgio da política e todos os problemas do mundo, e uma boa maneira de animar os outros e se animar.
  3. Não seja um escravo de seu feed de notícias. Não há necessidade de rolar e rolar até que você leia cada item. Isso não é só uma perda de tempo, mas também expõe a pessoa a muitos anúncios e coisas de que realmente não precisamos saber, como qual post de celebridade meus amigos estão comentando. Minha promessa para a Quaresma é visitar apenas os perfis de meus amigos, em vez rolar sem pensar em tudo no meu feed. Dessa forma, vou usar o Facebook para acompanhar as pessoas que eu amo. Existem vários aplicativos para ajudar neste sentido.
  4. Use o Facebook para a intercessão. Recentemente, eu passei por alguns dias de depressão pesada, e derramei minhas entranhas no Facebook para pedir orações. O fluxo de respostas me fez sentir amada e cuidada, e as orações de meus amigos me levantaram em poucas horas. Funciona de outra forma também: o feed de notícias oferece muitos lembretes para orar por amigos e familiares, bem como por estranhos, clérigos e líderes políticos. Quando você vê um pedido de oração, pare e traga-o para Deus, ali mesmo; um rápido “Deus abençoe fulano de tal” é melhor do que um terço que você vai adiando, adiando até se esquecer.
  5. Use o Facebook para atos de misericórdia. O Facebook tem o potencial de ser uma comunidade, e para alguém que é introvertido, deprimido ou isolado, pode ser um verdadeiro estilo de vida. Aproveite! Como minha mãe costumava me dizer, se você quer que seus amigos escrevam cartas, escreva primeiro. Tome um minuto para enviar aos seus amigos uma foto ou uma música que eles vão apreciar, ou enviar uma mensagem rápida para verificar se alguém está passando por um momento difícil. Você nunca sabe quando esses pequenos atos de amizade virão no momento perfeito para alguém que esteja precisando.
  6. Espere antes de postar. Esta é mais difícil. Minha promessa é esperar uma hora antes de clicar “publicar” em qualquer mensagem que eu escrever. Justamente, para ter certeza de que eu não estou agindo com emoção e enviando alguma coisa de que eu vou me arrepender depois.

Eu acho que é possível resistir à tentação do Facebook sem exageros. De qualquer forma, eu vou tentar.

Por Rosie Herried – Aleteia EUA

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.