Artigos › 14/07/2017

A cegueira dos sábios

Quem é muito focado em si mesmo não consegue enxergar as realidades sofridas da sociedade. A soberba e o individualismo sobem tanto na cabeça, que até provocam escândalos no exercício do poder e do dinheiro. Podemos até dizer de uma sabedoria “burra”, fadada a ser negociada pela justiça, porque a injustiça tem pernas curtas. Mais cedo ou mais tarde aparecem as consequências.

O coração humano é um terreno fértil. É uma terra de onde brotam e crescem as práticas do bem e do mal. Ele é responsável pela execução dos diversos valores, para construir ou destruir a vida da sociedade. No coração das pessoas está implantada a sabedoria divina, a capacidade para colocar em prática a Palavra do Evangelho, que indica os passos que conduzem para se chegar a uma vida feliz.

Muitos sábios preferem a mentira em vez da verdade de Deus. Passam a ser cegos conduzindo cegos, porque são terrenos ruins, sem hombridade, e injustos. As riquezas e as propostas do mundo transformam os corações irresistentes, que passam a agir cegamente produzindo frutos amargos para si mesmos. São bem-aventurados aqueles que são abertos aos valores do Reino de Deus.

Muitas pessoas não se dão conta da gravidade, quando provocam atos de violência, de intolerância, de ganância, de desvios públicos e de todos os males que deixam nosso espírito doente. Essa tem sido a constante prática de muitos políticos brasileiros, deixando a população do país totalmente decepcionada e fragilizada na expectativa de seu futuro e de sua dignidade cidadã.

As decepções dos brasileiros são muito grandes e o povo, cansado de ouvir promessas, não acredita mais em receitas mágicas. Não podemos continuar cegos diante do cenário político brasileiro. Novas eleições veem por aí. Creio ser a hora dos eleitores darem o troco, eliminando quem trai a Nação, não “desagarra” do poder e não cumpre com dignidade as tarefas de seu ofício.

As pessoas, na realidade, precisam se deixar transformar pelo amor gratuito de Deus para agir com responsabilidade. A cegueira mata e não tem futuro promissor. É por isso que o Brasil vai mal, está desorganizado e sem perspectiva imediata de recuperação. É impossível querer um país desenvolvido sem autenticidade de seus governantes. Os impuros são tendentes para atos também impuros.

Por Dom Paulo Mendes Peixoto – Arcebispo de Uberaba

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.