Notícias › 20/07/2017

Arquidiocese de SP reúne jovens para falar do Sínodo de 2018

A Arquidiocese de São Paulo convida jovens entre 16 e 30 anos a participar da Assembleia Arquidiocesana da Juventude que será realizada neste sábado, 22, no Instituto Dom Bosco, na capital paulista. 

Esse será um momento para conversar com os jovens sobre o próximo Sínodo dos Bispos, em 2018, que será dedicado à juventude, bem como colher deles contribuições para nortear os trabalhos da assembleia sinodal, reunida com o Papa Francisco.

A arquidiocese enfatiza que a Igreja quer conhecer a realidade, necessidades e anseios dos jovens de cada região do mundo. É nesse sentido que decidiu reunir os jovens de toda a cidade (estudantes, trabalhadores, crentes ou não, engajados, atuantes ou não) para entender o rumo que o jovem quer seguir e ocupar.

As atividades vão começar com a Santa Missa às 10h, presidida pelo bispo referencial para a juventude na arquidiocese, Dom Carlos Lemos Garcia, que também vai fazer uma introdução para os jovens sobre o Sínodo.

Para que os jovens possam compreender melhor a proposta da discussão dos bispos, o coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, padre Messias de Moraes Ferreira, vai falar sobre o tema do Sínodo de 2018: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O encontro também terá um momento para apresentar aos jovens o “questionário do Papa”, um formulário com várias perguntas que a Santa Sé enviou às conferências episcopais em todo o mundo para colher informações sobre a juventude. Os jovens podem responder a esse questionário pela CNBB, com prazo de envio até 31 de julho, ou diretamente pelo site do Sínodo. Para enviar pela CNBB, basta baixar o formulário, preencher com as respostas e enviar para o e-mail synodus@cnbb.org.br .

Para participar da assembleia arquidiocesana da juventude é preciso preencher um formulário de inscrição

Confira abaixo a programação completa, com horários e locais:

Data: 22 de julho
Horário: 8h30 às 15h30
Pode participar: todos os jovens de 16 a 30 anos
Local: Instituto Dom Bosco. Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 233 – Bom Retiro (dica: ao lado da estação de Metrô Tiradentes)
**Será servido café e almoço durante o evento.

8h30 – Início / Acolhida
9h – Café da manhã
10h – Celebração Eucarística precedida por Dom Carlos Lema Garcia (Bispo referencial para a juventude na Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e Universidade)
11h – Introdução ao Sínodo – Apresentação do Documento – Dom Carlos Lema Garcia
11h30 – Vocação – “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional” (lema do Sínodo da Juventude em 2018)– Padre Messias de Moraes Ferreira (Coordenador do Serviço de Animação Vocacional na cidade de São Paulo)
12h– Almoço
13h – Momento de Reflexão em grupo e início da apresentação do Questionário do Papa
14h10 – Síntese das repostas do Questionário recebidas pelas diferentes Regiões Episcopais – Padre Roberto Fernando de Lacerda (Assessor do Sejusp – Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo) e Padre Fabrício Mendes de Moraes (Assessor da Juventude da Região Episcopal Brasilândia).
15h30 – Encerramento

Por Canção Nova, com Arquidiocese de São Paulo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.