Notícias › 07/04/2017

“Buscar o rosto de Jesus e ajudar outros a encontrá-lo”

“A sua busca e o seu testemunho pessoal de fé não podem ser separados de seu serviço eclesial, que tem um valor imenso para toda a Igreja”,  escreve o Presidente da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI, Padre Federico Lombardi, no prefácio de um livro sobre o Papa emérito.

“Me parece que ainda não tenha sido suficientemente destacado  que a conclusão do Pontificado coincide praticamente com a conclusão da trilogia de Bento XVI sobre Jesus”, escreve o sacerdote jesuíta no Prefácio do livro “Bento XVI, imagem de uma vida”, de Maria Giuseppina Buonanno e Luca Caruso, publicado pela Editora Paulus.

“Esta trilogia, como ele mesmo disse, não é propriamente obra de magistério, mas fruto de sua busca pessoal da face de Jesus vivo”, completou Lombardi.

“O teólogo Joseph Ratzinger, que no final foi chamado a ser Bento XVI, cumpre a única e unitária missão da sua vida, buscando o rosto vivo de Jesus e ajudando todos a encontrá-lo. E isto é o que continua a fazer ainda hoje, na oração, no silêncio do Convento de Mater Ecclesiae”, salienta.

A obra narra a vida de Joseph Ratzinger, desde seu nascimento em uma pequena cidadezinha da Baviera, em 16 de abril de 1927, até os dias de hoje, vividos na oração no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins Vaticanos.

O livro é ilustrado por diversas fotografias, algumas das quais inéditas, e repassa as principais etapas humanas e espirituais de sua trajetória, como a infância na Alemanha dos anos 30, o drama da guerra, a vocação sacerdotal, a carreira acadêmica, a participação no Concílio Vaticano II, a nomeação como Arcebispo de Munique e Frisinga e a criação como Cardeal, seu longo empenho como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e os oito anos de Pontificado, marcados também por momentos difíceis.

Uma obra atual, que homenageia os 90 anos de Ratzinger a serem festejados em 16 de abril.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.