Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Casa comum, nossa responsabilidade

Campanha da Fraternidade banner catedral

A Campanha da Fraternidade  – CF surgiu no Brasil em 1963 com a intenção de favorecer a vivência eclesial da Quaresma. Em 2016, a CF nos apresenta o grave problema da falta de saneamento básico para metade da população brasileira. A CF deste ano parte do seguinte tema: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE. Ela afeta os governantes de todos os níveis e toda a sociedade. Todos somos chamados a nos mobilizar, a partir do lugar em que vivemos, e a tomar iniciativas  em que se unam as entidades da sociedade civil, o poder público, as Igrejas, as diversas expressões religiosas e todas as pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico.

“O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis, e para a sustentabilidade ambiental.” (Papa Francisco).

A CF deste ano – a exemplo daquelas dos anos 2000, 2005 e 2010 –  é ecumênica. Essa luta é profética, pois questiona as estruturas que causam e legitimam vários tipos de exclusão: econômica, ambiental, social, racial e étnica. São discriminações que fragilizam a dignidade de mulheres e homens.

Com essa CF ecumênica colocamo-nos em sintonia com o Conselho Mundial de Igrejas e também com o Papa Francisco. Ambos têm chamado a atenção para o fato de que o atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida do planeta e o digno sustento de milhões de pessoas, em especial as mais pobres. É um modelo que destrói a biodiversidade. Nossa Casa Comum está sendo ameaçada. Não podemos, portanto, ficar calados. Deus nos convoca para cuidar da sua criação. Promover a justiça climática, assumir nossas responsabilidades pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida no planeta.

Fonte: Site da Arquidiocese de Botucatu.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.