Clero se reuniu no Centro Pastoral da Arquidiocese

Botucatu,  04 de fevereiro de 2016

Prezados Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Coordenadores Arquidiocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos Eclesiais  da Arquidiocese de Botucatu

Saúde e Paz!

Realizou-se, hoje, dia 04 de fevereiro de 2016,  no CP Azul, em Botucatu, das 09h às 12h, sob a Presidência de Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, e coordenação do Pe. Adauto José Martins, Representante dos Presbíteros,  a primeira reunião do Clero de 2016.

Após a oração inicial dirigida pelo Pe. Edélcio Augusto Soares, Presidente da Comissão 5 – Liturgia, a Coordenação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade apresentou o tema da CF 2016. Num primeiro momento, o Pe. Luiz Gustavo Faxina, Assessor Arquidiocesano da CF, expôs uma síntese breve e objetiva  do Texto- Base e o vídeo da CF 2016, com depoimentos de membros das diversas Igrejas e Comunidades Cristãs que participam da CF Ecumênica, deste ano. Em seguida o Sr. Jairo do Amaral, Coordenador Arquidiocesano da CF, relembrou algumas datas e eventos relacionados à CF 2016 na Arquidiocese, recordou os projetos contemplados com os recursos da CF 2015 e  solicitou o apoio e incentivo dos Padres na realização de mais essa CF. Após alguns comentários a respeito do tema, encerrou-se esta primeira parte da reunião, com um breve intervalo para o cafezinho.

Retornando, o Pe. Adauto José Martins, enquanto Representante dos Presbíteros, fez a apresentação do Pe. José Francisco Antunes, CR, novo Pároco da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, em Avaré, SP.  Foi prestada uma homenagem ao Monsenhor Lorusso,  recordado os 2 Padres Jubilares deste ano: Edison Bovo e José Aparecido da Silva, e  solicitado ao Arcebispo informações sobre o Pe. Márcio de Godoy, graças a Deus, em positivo processo de recuperação. Como Presidente da Comissão 4 – Animação Bíblico-Catequético, o Pe. Adauto comentou, com  dados e gráficos muitos significativos,     o resultado da pesquisa realizada a respeito da situação da Catequese na Arquidiocese.

Seguiram-se diversos assuntos e comunicações, por parte dos Padres Presidentes de Comissões e Assessores Arquidiocesanos: O Diácono Luiz Carlos dos Santos, Assessor da Pastoral da Sobriedade falou do Encontro de Capacitação para  novos membros da Pastoral que será realizado no mês de março, agradeceu o apoio e pediu a colaboração de todos em vista da implantação dessa Pastoral na Arquidiocese ; o Pe. Ademar Domingos Roma, Assessor Arquidiocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, falou sobre as datas da Investidura dos novos MECEs nas Regiões Pastorais e a respeito de algumas dificuldades relacionadas à sua área de assessoria, como exemplo a distribuição da Sagrada Comunhão nas Missas, por parte de pessoas não autorizadas e a presença, em algumas Paróquias, de fiéis com  atitudes que destoam das  atuais orientações da Igreja, como o uso de véu, vestes longas e  receber, ajoelhadas, a Sagrada Comunhão; o Pe. Edélcio Augusto Soares, Presidente da Comissão 5 – Liturgia, recordou as iniciativas que estão sendo tomadas em vista da formação litúrgica dos Agentes das Pastorais da Liturgia e do Canto Litúrgico das  Paróquias  da Arquidiocese; houve também  comentários a respeito da situação na Arquidiocese de alguns  Ministérios Extraordinários, como o das Exéquias, por exemplo. Diante desses assuntos, o Arcebispo, na linha de suas observações anteriores, insistiu na necessidade de se manter na Arquidiocesea fidelidade às orientações conciliares e àquelas  emanadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Monsenhor Carlos José de Oliveira, Vigário Geral, falou da  peregrinação, nos meses de junho e julho deste ano, da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Arquidiocese de Botucatu. Como já havia sido decidido na reunião do CAMP (28/01), apresentou a proposta da Visita, deixando liberdade a cada Pároco, em aceitá-la o não.

Por fim, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, agradeceu o  trabalho que vem sendo realizado na Arquidiocese por parte de todos os envolvidos  e  recordou que esses assuntos sobre os quais se comentou, estarão presentes nos estudos e debates, como parte do processo de elaboração do Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos, que deverá estar concluído até a segunda quinzena do próximo mês de  novembro. A pedido do Pe. Jean Richard Lopes, apresentou os números referentes aos Alunos matriculados na  Escola Teológica Sant´Ana, cujas atividades terão início na primeira semana de março de 2016: RP1 – 192 / RP2 – 60 / RP3 – 15 e RP4– 150. Total de Alunos, com mais 4 avulsos: 425. Quanto à visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida à todas as Paróquias da Arquidiocese de Botucatu, no próximo ano, esclareceu que as datas já estão agendadas no Santuário Nacional de Aparecida: Recepção da Imagem pelo Arcebispo, acompanhado do Clero e Fiéis Leigos, dia 01/02/2017; a devolução da Imagem, no dia 31 de maio de 2017. Em seguida fez a entrega do Guia Informativo 2016, destacando, no texto deste ano, uma breve Biografia de Dom Silvio Maria Dario, membro deste Presbitério,  Bispo Auxiliar de Botucatu, e 1º Bispo Diocesano de Itapeva, SP; a inclusão das novas Orientações para os MECEs, elaboradas sob a coordenação dos Assessores, Pes. Ademar e Jean, e aprovadas pelo Arcebispo e a Tabela com as 5 Coletas Solidárias de 2015.

Rezemos pelo Arcebispo para que Deus o mantenha firme na Fé, inquebrantável na Esperança e solícito na Caridade! Rezemos também uns pelos outros! Que o Espírito Santo nos faça cada vez mais dóceis às Suas inspirações, disponíveis e destemidos no serviço!

 

Sempre agradecido!

 

Pe. José Hergesse – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.