Artigos › 10/05/2017

Conheça o santo que criou o termo “cristãos”

Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas menciona a cidade de Antioquia e cita uma das suas grandes contribuições ao cristianismo:

“Durante um ano inteiro, [Saulo e Barnabé] permaneceram naquela comunidade [Antioquia] e ensinaram a muitas pessoas. Em Antioquia os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos” (At 11, 25-26)

São Lucas, porém, não entra em detalhes a respeito do surgimento do termo “cristãos“.

A tradição faz referência a Santo Evódio, cuja festa é celebrada em 6 de maio. Conta-se que São Pedro Apóstolo, o primeiro Papa, foi também o primeiro bispo de Antioquia, reunindo ali a comunidade cristã primitiva. Pedro não ficou muito tempo em Antioquia e, antes de partir, nomeou um sucessor, Santo Evódio.

O terceiro bispo de Antioquia, Santo Inácio, o menciona em uma de suas cartas dizendo: “Lembrai-vos do vosso abençoado pai Evódio, a quem os Apóstolos tornaram vosso pastor”.

Pouco se sabe de Santo Evódio, mas uma tradição relata que ele foi um dos 70 discípulos designados e enviados por Jesus Cristo.

Acredita-se também que foi ele quem pela primeira vez chamou de “cristãos” os seguidores de Jesus Cristo: o termo vem do grego Χριστιανός, transliterado como “christianós”, e significa “seguidor de Cristo”.

Na época, Antioquia abrigava muitos judeus convertidos ao cristianismo e fugidos de Jerusalém após o martírio de Santo Estêvão por apedrejamento. Eles começaram ali a pregar aos gentios. A nova missão foi bastante eficaz e formou uma sólida comunidade cristã.

A maioria dos estudiosos bíblicos vê no termo “cristão” uma primeira forma de distinguir a própria comunidade, em crescimento contínuo, dos outros judeus da cidade.

A tradição afirma que Santo Evódio serviu à comunidade cristã de Antioquia durante 27 anos. A Igreja ortodoxa ensina que ele morreu mártir no ano 66, sendo Nero o imperador romano.

Por Philip Kosloski via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.