Notícias › 27/01/2017

Especialista dá dicas para ajudar pais e filhos na volta às aulas

Milhares de crianças já retornaram às escolas para iniciar o processo letivo de 2017, outras vão retornar nos próximos dias. Para ajudar os pais e filhos nessa nova etapa, o notícias.cancaonova.com conversou com a psicopedagoga do Instituto Canção Nova, Marina Nunes.

Na entrevista, a especialista explica como o retorno às aulas pode ser mais tranquilo, tanto para pais como para os filhos, quando ele acontece com segurança e diálogo.

Confira:

Como fazer a readaptação da criança ao ritmo de escola após às férias?

No período das férias, no início, é muito importante aproveitar o momento com passeios, diversões e descanso, mas uns 15 dias antes de começar o ano letivo, é de extrema importância já ir inserindo na vida da criança o anseio para retornar à escola, como comprando os materiais escolares, se for possível, levar a criança para conhecer o espaço, incentivando, de forma tranquila, que ela vai encontrar com outras crianças, professoras, que aprenderá novas coisas. Quando for se aproximando a data do retorno, uns dias antes, estabelecer a rotina habitual da criança, horário de dormir e das refeições para que ela não sinta tanto a rotina escolar.

Como instruir o filho para o primeiro dia de aula?

A segurança dos pais é o principal. Passar essa segurança para o filho, dizendo que a família confia no espaço escolar que está deixando seu filho, que ali é um espaço que ele vai aprender muitas coisas. Se o choro acontecer, o ideal é sempre confortá-lo e ir conversando, acalmando e ajudando-o a criar um vínculo com o professor(a).

Como lidar com a criança que não quer ir para a escola?

O novo sempre traz consigo a insegurança, pois não conhecemos o espaço, as pessoas ou até mesmo o que vai acontecer neste local. Por isso, é importante identificar o que está causando essa resistência no âmbito escolar.

A experiência de ir à escola precisa ser de forma confortável, por isso, o ideal é fazer uma preparação antes, conhecer a escola, se possível, os professores, criar laços com colegas da turma, conscientizá-lo da importância de se aprender coisas novas.

E quando há a necessidade da criança mudar de escola, exige algum cuidado especial? Como fazer essa transição de forma tranquila?

Sim. Estar em um lugar que nunca estava antes é novo para qualquer pessoa. Por isso fazer uma preparação antecipada, de forma tranquila, explicando para a criança o motivo da mudança, passando para ela mais segurança, dizendo que para os pais isso também é novo. Neste momento, o diálogo de pais e filhos é muito importante.

Qual deve ser a postura dos pais para passar segurança aos filhos nesta readaptação?

No início do ano letivo, a insegurança dos pais vem acompanhada da ansiedade, pois é um período de muitas novidades para a família também, por isso os pais, criando um vínculo com o ambiente escolar do seu filho antes de iniciar as aulas, vai-lhe proporcionar mais segurança e, assim, ajudar o seu filho na adaptação escolar.

Por Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.