Notícias › 03/02/2017

Evento em Roma vai refletir sobre a música na Igreja

O Pontifício Conselho para a Cultura promove de 2 a 4 de março, em Roma, o encontro: Música e Igreja: culto e cultura há 50 anos da Instrução Musicam Sacram.

O evento vai refletir sobre o interesse atual por um fenômeno musical, sempre presente na história da Igreja; avaliar a mudança paradigmática na concepção da música eclesial 50 anos depois da Instrução Musicam Sacram de 1967; conhecer as linguagens mais adequadas para celebrar o louvor público oficial e solene da Igreja; rever o lugar e a função do músico de Igreja; recuperar o patrimônio musical, em diálogo ecumênico, e com a cultura contemporânea; e recordar a urgência de uma formação sólida dos vários ministérios da música. 

Participam do encontro representantes da Conferências Episcopais e ordens religiosas, músicos, cultores da música litúrgica, associações e movimentos. Está prevista uma audiência com o Papa Francisco.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, abrirá o encontro com a reflexão intitulada “Música e Palavra de Deus”. 

Dentre os relatores estão o Presidente da Academia Nacional de Santa Cecília, Roma, Michele Dall’Ongaro, o Presidente do Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, Jordi-A. Piqué, e o prior da Comunidade Ecumênica de Taizé, Frei Alois.

Será proposto um trecho no piano da Paixão segundo São Mateus de Johann Sebastian Bach. 

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.