Notícias › 07/08/2018

Exemplo de unidade episcopal unida no pastoreio edifica Igreja, diz Papa aos bispos chilenos

Agradecido pelo “exemplo edificante de comunidade episcopal unida no pastoreio do santo povo fiel de Deus”, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos bispos chilenos após ter “lido com atenção o documento «Declaración, Decisiones y Compromisos de los Obispos de la Conferencia Episcopal de Chile»”, divulgado em 3 de agosto na conclusão de sua Assembleia Plenária extraordinária para tratar dos casos de abusos.

Francisco afirma ter ficado “impressionado pelo trabalho de reflexão, discernimento e decisões que fizeram. Que o Senhor os retribua abundantemente este esforço comunitário e pastoral”.

“As decisões – sublinhou – são realistas e concretas”, dizendo estar certo “de que ajudarão decididamente em todo este processo”, ao mesmo tempo em que agradece pelo “exemplo edificante” de “comunidade episcopal unida no pastoreio do santo” povo fiel de Deus, aspecto que mais o tocou, pois “edifica a Igreja”.

“Permaneço à disposição e os acompanho daqui. Por favor, não se esqueçam de rezar e pedir para rezar por mim”, disse o Santo Padre ao despedir-se “fraternalmente” dos bispos chilenos.

O presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Santiago Silva, afirmou ter encontrado “conforto” nas palavras do Pontífice, para “continuar no caminho de correção, de cura e de reparação”.

O documento
O episcopado chileno reuniu-se em Assembleia Plenária extraordinária para tratar do escândalo do casos de abusos entre 30 de julho e 3 de agosto.

Na declaração divulgada após o encontro, os prelados reconhecem suas falhas como pastores e se comprometem em buscar a verdade, a justiça e a reparação das vítimas, colocando-se à inteira disposição da Procuradoria da República para auxiliar nas investigações.

Também são assumidos no documento seis compromissos, que incluem a promoção de uma autêntica participação dos leigos na vida da Igreja.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.