Notícias › 29/09/2017

Monsenhor Viganò: “Rádio, meio essencial no combate às ‘fake news'”

“O rádio ocupa um papel importante no combate às ‘fake news’ [notícias falsas]: é o que pensa Mons. Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé. E o afirmou palestrando em um encontro sobre jornalismo paralelo ao ‘Prix Itália‘, evento em andamento em Milão.

“O meio radiofônico – explicou – possui uma agilidade que lhe permite uma extraordinária rapidez narrativa: basta um microfone ou um telefone para veicular a notícia no ar. Além disso, o rádio tem uma consistente credibilidade junto aos jovens e é constantemente cortejado pelo mercado publicitário”.

Rádio x ‘fake news’

É, portanto, um potencial estratégico para conter a difusão de notícias falsas no atual ambiente digital. Segundo Viganó, para combater o fenômeno das fake news, é fundamental verificar as fontes, mecanismo basilar para jornalistas: os únicos que são capazes de agir neste sentido.

Para o Prefeito da SPC, os usuários das redes sociais também devem mudar sua abordagem ao meio: “recuperar o senso crítico evitando clicar ou compartilhar conteúdos sem antes os ler com atenção”.

Ainda sobre o rádio, ‘Don’ Dario Viganò enalteceu a boa qualidade do sistema informativo do Vaticano: “Tradicionalmente, os jornalistas da mídia vaticana estão acostumados a verificar escrupulosamente as fontes e o objetivo agora é projetar esta abordagem no âmbito da reforma das comunicações promovida pelo Papa Francisco, aplicando-a aos novos modelos multimídia que estamos implementando”.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.