Notícias › 16/08/2017

Nas férias, Papa Francisco trata de um problema de saúde, diz revista italiana

O Papa Francisco teria aproveitado as férias de verão para tratar alguns problemas de saúde, especialmente o nervo ciático, onde sente dor há algum tempo, segundo revelou a revista “Famiglia Cristiana”.

O Pontífice argentino dedicou as suas férias na Casa Santa Marta à leitura, à oração e à preparação das suas próximas viagens apostólicas.

Para deixar para trás este problema de saúde, o médico teria aconselhado que duas vezes por semana se submetesse a massagem e aplicasse algumas injeções para aliviar a dor nas pernas, de acordo com informações fornecidas pelo semanário italiano.

Na sua primeira entrevista com os jornalistas no voo de volta da sua visita ao Brasil, depois da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013, Francisco disse que “a pior coisa que aconteceu comigo desde que eu sou Papa é a dor no nervo ciático”.

Durante o mês de julho, o Santo Padre não realizou nenhuma Audiência Geral, apenas rezou a oração do Ângelus aos domingos. As audiências gerais foram retomadas na primeira semana de agosto na Sala Paulo VI, e não na Praça de São Pedro a fim de evitar o intenso calor romano.

Este é o quinto verão que o Pontífice permanece em Roma. Mais uma vez ele decidiu não ir para a residência de verão dos Papas: Castelgandolfo.

De fato, decidiu que grande parte desta residência fosse transformada em um museu onde os visitantes podem admirar tanto as roupas dos Pontífices, assim como os próprios quartos dos Papas.

Mas isso não é algo estranho em Francisco, porque, quando era Arcebispo de Buenos Aires, também não saia da cidade, como costumam fazer as outras pessoas. Preferia ficar em sua casa, lendo, preparando o novo curso e, é claro, atendendo todos que precisavam de conselhos ou de ajuda.

“A última vez que tirei férias longe de casa foi em 1975… Desde então tiro férias – de verdade – no meu habitat. Mudo de ritmo, durmo mais, leio coisas que me ajudam a estar tranquilo, escuto música, rezo mais… E tudo isso me ajuda a descansar”, disse aos jornalistas em 2014 ao voltar da viagem à Coreia do Sul.

Por ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.