Padre Nelson toma posse na Acadêmia Botucatuense de Letras

O mais novo Membro Efetivo Academia Botucatuense de Letras é o Padre Nelson Maria Brechó da Silva, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Botucatu.
A ABL tem o nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Maurício Grotto de Camargo, entre seus componentes, sendo certo que já pertenceram à ABL os saudoso ex-Arcebispos Dom Antonio Maria Mucciolo e Dom Vicente Marchetti Zioni.

Pe. Nelson é conhecido na cidade como um esportista convicto, participando com entusiasmo de corridas de rua e fazendo, religiosamente, 50 Km por semana.

Nascido na cidade de Conchas – SP em 23 de dezembro de 1980, Pe. Nelson se graduou em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração – USC no ano de 2003, e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE em 2006. É mestre em Teologia pela PUC de São Paulo, mestre em Filosofia pela Unesp e doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com o tema da amizade, pintura e conhecimento de si em Montaigne. Faz parte da coordenação da Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia Contemplação da Faculdade João Paulo II de Marília. É Membro do conselho editorial da Revista Eletrônica Filogênese da UNESP de Marília e também é Diretor Espiritual do Seminário Arquidiocesano São José.
A CERIMONIA DE POSSE NA ABL
A Sessão Solene de Posse do Padre Nelson ocorreu no último dia 29 de abril na Capela da Santíssima Trindade. Presidida pelo presidente da Academia Botucatuense de Letras, Newton Colenci, contou com a presença de autoridades, da família do homenageado, religiosos e de expressivo público. Tendo como Mestre de Cerimonia, o Acadêmico Olavo Godoy, a abertura foi feita pelo presidente da ABL e, em seguida, foram executados o Hino Nacional e Saudades de Botucatu.
A Saudação ao novo acadêmico foi feita por José Sebastião Pires Mendes, que foi seminarista por 5 anos no Seminário São José, de Botucatu, e fez um retrospecto da importância da formação religiosa na formação de Padre Nelson. Em seguida, houve a apresentação musical, com as músicas “Alegria, Alegria” (sucesso de Caetano Veloso) e “Roda Viva” (sucesso de Chico Buarque de Holanda), cantadas por José Alexandre Leal, acompanhado por Cristina Andreacci.
Na apresentação de sua Tese Acadêmica, Padre Nelson dissertou sobre seu antecessor, Acadêmico Olívio Stersa e sobre o Patrono Paulo Eiró, poeta que morreu jovem e que deixou expressiva obra.
Efetivada a posse do novo Acadêmico pelo presidente Newton Colenci, o Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo entregou ao Padre Nelson o Medalhão da ABL.
No encerramento, o presidente da ABL fez uma saudação ao novo acadêmico, destacou a importância de uma entidade cultural como a ABL na vida da comunidade e registrou o agradecimento e a saudade da ABL a seu Patrono, Francisco Marins, que faleceu a poucos dias, destacando a grande contribuição dada por esse consagrado escritor botucatuense à cultura do país e , especialmente à cultura de Botucatu. Após a cerimonia, houve um coquetel ao presentes.

Fotos: Rodrigo Scalla.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.