Notícias › 19/05/2017

Papa Francisco adverte contra aqueles que convertem a doutrina em ideologia

O Papa Francisco estabeleceu a diferença entre a doutrina da Igreja e a ideologia: “A doutrina une, os Concílios unem a comunidade cristã, enquanto a ideologia divide”.

Durante a sua homilia na Missa celebrada na Casa Santa Marta na manhã de hoje, o Santo Padre advertiu contra aqueles que transformam a doutrina em ideologia e “turbam a comunidade cristã com discursos que transtornam as almas”.

“Sempre existem pessoas que dizem: ‘Eh, não. Isso que foi dito é herético, não se pode dizer, isso não, a doutrina da Igreja é esta…’. E são fanáticos por coisas que não são claras, como esses fanáticos que semeavam intrigas para dividir a comunidade cristã”.

O Pontífice identificou o problema quando “a doutrina da Igreja, a que vem do Evangelho, que o Espírito Santo inspira, esta doutrina se torna ideologia. E este é o grande erro dessas pessoas”.

Nesse sentido, assegurou que aqueles que transformam a doutrina em ideologia “não são crentes”. Não é o mesmo “ser crente e estar ideologizado”, indicou o Pontífice.

Para ilustrar esta diferença, Francisco refletiu sobre o trecho dos Atos dos Apóstolos, lidos na primeira leitura, para salientar que nas comunidades cristãs primitivas “havia ciúmes, lutas de poder, algum espertinho que queria ganhar e comprar o poder”.

No texto dos Atos dos Apóstolos fala-se sobre dois grupos de pessoas que participavam em fortes discussões: “O grupo dos apóstolos que quer discutir o problema e os outros que criam problemas, dividem, dividem a Igreja, dizem que aquilo que os apóstolos pregam não é o que disse Jesus, que não é a verdade”.

Diante desta hostilidade, os apóstolos discutem entre si e, no final, entram em um acordo, “mas não é um acordo político – sublinhou o Papa –, é a inspiração do Espírito Santo que os leva a dizer: nada de coisas, nada de exigências. Mas só o que dizem: não comer carne naquele período, a carne sacrificada aos ídolos porque era fazer comunhão com os ídolos, abster-se do sangue, dos animais sufocados e das uniões ilegítimas”.

A ideologia daqueles que semeavam a discórdia “fecha o coração para as obras do Espírito Santo”. Ao contrário, os apóstolos não estavam ideologizados, “tinham o coração aberto ao que o Espírito dizia”.

Portanto, “sempre houve problemas. Somos humanos, somos pecadores” e as dificuldades existem, inclusive na Igreja, mas ser pecadores nos leva à humildade e a nos aproximar do Senhor, “como salvador dos nossos pecados”.

O Papa concluiu, insistindo que “a Igreja tem o seu próprio magistério, o magistério do Papa, dos Bispos, dos Concílios”. E este magistério deve ir pelo caminho “que vem da pregação de Jesus e do ensinamento e da assistência do Espirito Santo”. “Porque a doutrina une, os concílios unem a comunidade cristã, enquanto a ideologia divide”.

 Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Atos dos Apóstolos 15, 22-31

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.

Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Por ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.