Notícias › 03/07/2017

Papa Francisco nomeia um novo Prefeito para Congregação da Doutrina da Fé

O Papa Francisco nomeou como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé o espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer, até o momento Secretário da mesma.

Ladaria substitui o Cardeal Gerhard Ludwig Muller, que durante cinco anos foi Prefeito tendo sido nomeado por Bento XVI em 2012.

Em um comunicado divulgado neste sábado, 01, a Santa Sé explicou que o Pontífice “agradeceu o Cardeal Gerhard Ludwig Müller ao concluir seu mandato de cinco anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, da Pontifícia Comissão bíblica e da Comissão Teológica Internacional”.

E “chamou a sucedê-lo nos mesmos cargos Sua Excelência Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, até agora Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé”.

O cardeal alemão Gerhard Ludwig Müller tem 69 anos e foi chamado ao Vaticano, sendo bispo de Ratisbona, por Bento XVI em julho de 2012. Foi criado Cardeal no primeiro Consistório do Papa Francisco em fevereiro de 2014.

O novo Prefeito

Por sua parte, Luis Fernando Ladaria foi nomeado também por Bento XVI Secretário da Congregação em julho de 2008.  Nasceu em Manacor (Espanha) e estudou na Universidade de Madrid, onde se graduou com uma licenciatura em Direito em 1966.

Entrou na Companhia de Jesus em 17 de outubro de 1966. Frequentou a Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, e a escola de Sankt Georgen de Filosofia e Teologia na Alemanha.

Foi ordenado sacerdote em 29 de julho de 1973 e em 1975 obteve o doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com uma tese titulada O Espírito Santo em São Hilário de Poitiers, e se converteu em professor de teologia dogmática da Universidade Pontifícia de Comillas, Madrid. Em 1984, assumiu o mesmo cargo na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, onde foi vice-reitor entre 1986 e 1994.

João Paulo II o nomeou membro da Comissão Teológica Internacional em 1992 e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé em 1995. Em março de 2004 foi nomeado Secretário Geral da Comissão Teológica Internacional.

Em 9 de julho de 2008 foi renomado pelo Papa Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e recebeu a consagração episcopal de mãos do Cardeal Tarcisio Bertone em 26 de julho do mesmo ano na Basílica de São Pedro.

Por ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.