Notícias › 26/09/2017

Papa no Twitter: abolir as armas nucleares que são “instrumentos de morte”

O Papa tuitou nesta terça-feira (26) uma mensagem que diz: “Comprometamo-nos por um mundo sem armas nucleares, aplicando o Tratado de não-proliferação para abolir estes instrumentos de morte”. A exortação de Francisco recai sobre as recentes ameaças oriundas das crises da Coreia do Norte e do Irã, e também com o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

O professor italiano de Estudos Estratégicos da Universidade de Trieste, Arduino Paniccia, confirmou que a ameaça nuclear é o maior risco que a comunidade internacional está correndo. As trocas de ameaças entre os dois países, alimentadas pelos presidentes Donald Trump e Kim Jong-um, têm deixado o mundo em alerta.

Na semana passada, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente dos EUA declarou que o país estaria pronto para destruir a Coreia do Norte se fosse necessário. Na segunda-feira (25), o presidente Kim Jong-um respondeu, ameaçando derrubar aviões de tropas americanas, independente do local.

Além da Santa Sé, o combate às armas nucleares é tema prioritário da agenda global da ONU, desde 1946. O Tratado pela Proibição dos “instrumentos de morte”, salientado pelo Papa em mensagem pelo Twitter, foi firmado em 7 de julho e o Brasil se tornou signatário na quarta-feira passada, em 20 de setembro, junto a mais de 120 países. Mesmo assim, segundo a própria organização internacional, ainda restam cerca de 15 mil armas nucleares no mundo.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.