Notícias › 11/04/2017

Pastoral Afro-americana e Caribenha prepara XIV Encontro de Pastoral

Membros da Secretaria de Pastoral Afro-americana e Caribenha (SEPAC) estiveram reunidos, entre 3 e 7 de abril, na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em Bogotá, capital da Colômbia, para revisar o documento de trabalho do XIV Encontro de Pastoral Afro-americana e Caribenha. Na reunião, foram avaliados a revisão da programação 2015-2018, a Vida Religiosa e a Pastoral Afro-americana, entre outros assuntos relacionados aos trabalhos no Continente.

O coordenador Nacional da Pastoral Afro-brasileira na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jurandyr Azevedo, destaca a importância da presença do secretário Geral do CELAM, dom Juan Espinoza Jiménez, bispo de Murelia no México. “Ele nos acolheu nesta casa que é o coração afetivo da Igreja Latino-americana, pois daqui nasce a animação e comunhão para todo o Continente. Uma Igreja pobre para os pobres, em saída de onde brota a Pastoral Afro-americana e Caribenha com seu protagonismo. Temos muito que aprender deles pelas suas riquezas culturais”.

Segundo padre Jurandyr, os trabalhos foram desenvolvidos num ambiente fraterno e alegre com momentos de vivência litúrgica, conforme programação acordada no encontro do Panamá, em outubro de 2016. A programação contemplou um momento de partilha onde os participantes apresentaram a situação dessa Pastoral em seus países: formação, teologia, imigração, diálogo inter-religioso, racismo, questões sociopolíticas e religiosas, e a importância da conscientização.

Boa parte da reunião foi dedicada à revisão do Texto-base para o XIV Encontro de Pastoral Afro-americana e Caribenha (EPA) que tem como título “A espiritualidade cristã Afro-americana e os desafios do século XXI”. Este documento foi produzido pelo padre Jurandyr, da Pastoral Afro-brasileira. No encontro do Panamá em 2016 e neste de Bogotá foram acrescentadas sugestões da equipe da Pastoral de Cali na Colômbia.

O XIV Encontro de Pastoral Afro-americana e Caribenha será realizado nos dias 14 a 20 de julho de 2018, na cidade colombiana de Cali. Já foram aprovados o hino e feito encaminhamentos na organização do Encontro.

Participam do encontro os padres Efrain de Léon (Panamá), Jurandyr Azevedo Araujo(Brasil), Oscar Lozano(Coordenador do Setor de Educação e Culturas) e Venanzio Mwangi (Colômbia), e a leiga Nieves Méndez (Equador).

Por CNBB, com ascom da Pastoral Afro-Brasileira

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.