Notícias › 17/09/2018

Publicada lista dos participantes do Sínodo sobre os jovens

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã deste sábado a lista dos participantes da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Papa Francisco, presidente da assembleia sinodal encabeça a lista, seguido pelo secretário geral, cardeal Lorenzo Baldisseri, e pelos quatro presidentes delegados: o cardeal Louis Raphaël I Sako, patriarca de Babilônia dos Caldeus, líder do Sínodo da Igreja Caldeia (Iraque); o card. Desiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina (Madagascar); o card. Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon (Myanmar) e o card. John Ribat, arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné).

Seguem o relator geral, card. Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (também membro do Conselho Ordinário), os dois secretários especiais: o padre jesuíta Giacomo Costa, diretor da revista “Aggiornamenti Sociali”, presidente da Fundação Cultural “San Fedele” e vice-presidente da Fundação Carlo Maria Martini, e o sacerdote salesiano Rossano Sala, professor da Pastoral Juvenil na Pontifícia Universidade Gregoriana e diretor da Revista “Note di Pastorale Giovanile”.

Vem então a Comissão para a Informação, com o presidente Dr. Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, e como secretário o padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica”.

O presidente da Comissão para as Controvérsias (Contestações) é o cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a educação católica. Dois os membros desta Comissão: Dom Charles Jude Scicluna, arcebispo de Malta, e Dom Godfrey Igwebuike Onah, bispo de Nsukka (Nigéria).

A seguir, vem a lista completa dos Padres sinodais provenientes de todo o mundo, de nomeação pontifícia, eleitos e ex officio, com os colaboradores, auditores e auditoras, consultores, assistentes e delegados fraternos das várias Igrejas cristãs.

O subsecretário do Sínodo dos Bispos é Dom Fabio Fabene, bispo titular de Montefiascone.

Presença brasileira

Do Brasil, além de Dom Sérgio da Rocha, fazem parte o cardeal João Braz de Aviz (como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica), Dom Vilsom Basso, SCI, bispo de Imperatriz; Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, Bispo de Jaboticabal; Dom Gilson Andrade da Silva, bispo titular de Noba, auxiliar de São Salvador da Bahia; Dom Jaime Spengler OFM, arcebispo de Porto Alegre, o Rev. P. Valdir José de Castro (como Superior Geral da Sociedade de São Paulo), padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (membro de Nomeação Pontifícia) e o Rev. Alberto Vieira Alvez, como assistente da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Os leigos são Filipe Alvez Domingues (Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, especialista em Ética e Mídia), como um dos colaboradores do Secretário Especial; como auditor Lucas Barboza Galhardo (representante do Movimento de Schoenstatt Internacional e membro do Comitê Coordenador Nacional para a Pastoral da Juventude da CNBB) e Cristiane Murray.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.