Notícias › 05/07/2018

Santa Sé anuncia programação de viagem do Papa a países bálticos

A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, 5, a programação da viagem do Papa Francisco a Lituânia, Letônia e Estônia, que será realizada de 22 a 25 de setembro próximo. Na Lituânia, o Santo Padre visitará as cidades de Vilnius e Kaunas; na Letônia, Riga e Aglona e na Estônia a cidade de Tallinn.

A primeira parada de Francisco será na capital Vilnius, onde chega no sábado, 22. O primeiro compromisso oficial após a cerimônia de boas vindas é a tradicional visita de cortesia ao presidente, seguida do encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião em que o Papa fará seu primeiro discurso.

Em seguida, o Papa visitará o Santuário Mater Misericordiae para um momento de oração e logo depois, na praça da Catedral, terá um encontro com os jovens do país. Após o discurso à juventude, Francisco encerrará seu primeiro dia na Lituânia com uma visita à Catedral.

No domingo, 23, o Papa seguirá para a cidade de Kaunas para a celebração da Santa Missa no Parque Santakos e a oração mariana do Angelus. Após o almoço com os bispos, está previsto um encontro com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas na Catedral de Kaunas. Retornando a Vilnius, Francisco visitará ainda o Museu que recorda as ocupações e lutas pela liberdade na cidade.

Letônia

Na segunda-feira, 24, Francisco se despedirá da Lituânia rumo a Riga, na Letônia. Após visita de cortesia ao presidente e encontro com as autoridades locais, ele participará de uma cerimônia no Monumento da Liberdade e seguirá para um encontro ecumênico e visitará a catedral católica de São Tiago.

Após o almoço, Francisco seguirá para a cidade de Aglona para uma visita ao Santuário da Mãe de Deus, onde presidirá a Santa Missa. Ainda nesse dia, ele retornará para Vilnius, de onde seguirá para Tallinn, já na Estônia.

Estônia

Na terça-feira, 25, o Santo Padre chegará à capital da Estônia, Tallinn. Como nos outros países, após a cerimônia de boas vindas visitará o presidente e as autoridades locais.

Também em Tallinn consta na programação um encontro ecumênico com os jovens na igreja luterana de São Carlos. O almoço será no Convento das irmãs Brigidinas em Pirita. À tarde, o Papa terá um encontro com pessoas assistidas pelas obras de caridade da Igreja na Catedral dos Santos Pedro e Paulo. Antes de se despedir do país, Francisco presidirá a Santa Missa na Praça da Liberdade.

O Santo Padre encerra, então, sua viagem apostólica, com previsão de chegada a Roma às 21h20 (hora local) do dia 25 de setembro.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.