Santo do dia › 07/02/2022

São Ricardo

Lucca é a cidade principal da província ao norte de Florença. De origens antiquíssimas, talvez etruscas, está situada às margens do Sérquio. No ano de 56 a.C. teve um dos momentos históricos mais importantes, a reunião de César, Pompeu e Crasso para renovação do triunvirato. Reminiscências medievais de Lucca são as igrejas de são Martinho (catedral), de são Miguel e a basílica de são Frediano. Os luquenses festejam são Frediano que deu sugestões para solucionar os problemas de inundações do Sérquio.

Sobre Ricardo lemos no Martirológio Romano: “Em Lucca, na Toscana, a deposição de são Ricardo, rei da Inglaterra e pai de são Vilibaldo, bispo de Eichstadt, e de santa Valburga, virgem’’. Não são exatas essas afirmações do Martirológio. Ricardo nunca foi rei da Inglaterra. Até o nome não é tão certo. O santo em questão teria si–do o pai também do abade Heidenheim.

No ano de 720, mais ou menos, conforme uma narração de Hugeburc, monge de Heidenheim, Vilibaldo, de vinte anos, e Vunibaldo de dezenove, partiram com o pai, da Inglaterra meridional, e mais precisamente do Hampshire. A meta, como sempre, era Roma, onde pretendiam venerar as relíquias dos apóstolos Pedro e Paulo. De lá queriam ir até a Terra Santa. Só Vilibaldo pôde completar o programa, porque Vunibaldo ficou em Roma até 739, enquanto o pai teve de interromper a viagem precisamente em Lucca, onde faleceu e foi sepultado na basílica de são Frediano, em 722.

A história dos dois irmãos, à qual se acrescenta a da irmã Valburga e outro irmão, cujo nome não se sabe, continua sendo celebrada, juntamente com a festa de são Bonifácio, apóstolo da Alemanha, no dia cinco de junho. Isso por suas afinidades e eficazes colaborações na obra da evangelização.

Extraído do livro:
Um santo para cada dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.

FONTE: PAULUS