Notícias › 20/06/2017

Signis realiza congresso e grupo brasileiro apresenta experiência do rádio

A Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano é a base das reflexões e oficinas do Congresso Internacional da Signis Mundial, que começou ontem e vai até o dia 22 de junho, em Québec, no Canadá. Membros da Associação Católica Internacional para a Comunicação de todo o mundo estão presentes no evento cujo tema é “Promover histórias de esperança”.

Sessões plenárias e oficinas serão oferecidas nestes três dias para debater, descobrir e trocar experiências sobre o mundo da mídia e das comunicações. Logo de início, um painel de discussão em que quatro representantes de organizações católicas explicam como contar histórias de esperança. Na sequência, profissionais do audiovisual contam “como encontrar Deus em todas as coisas e filmá-lo”. Uma sessão específica será dedicada a aprofundar a reforma da comunicação do Vaticano.

Também serão aprofundados o envolvimento religioso e espiritual dos jovens nas redes sociais, onde compartilham a fé, e a relação entre música e esperança. O evento ainda contará com a exibição do filme “Silêncio”, que conta a história de três padres jesuítas perseguidos por causa de sua fé, no século XVII, no Japão. O diretor da produção, o cineasta Martin Scorsese, receberá o “Prêmio Signis pela excelência de produção cinematográfica”.

Em mensagem enviada ao prefeito da Secretaria para a Comunicação do Vaticano, monsenhor Dario Edoardo Viganò, e assinada pelo Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, o pontífice fez votos de que o Congresso possa inspirar “uma esperança, acessível a todos, precisamente no lugar onde a vida conhece a amargura do fracasso”.

Participação do Brasil

A Signis Brasil terá um momento dedicado à apresentação de experiências, como a produção colaborativa no rádio, em uma formatação já conhecida e aceita nacionalmente, com a regionalização das redes de emissora e a formatação da rede Católica no Brasil, com a distribuição de conteúdos.

“Vamos apresentar ‘A vida nos Trilhos’ – do qual foi feito um documentário em pauta conjunta com todas as mídias brasileiras, e nós vamos falar exatamente desse case, que é bem original do Brasil e que tem essa característica de comunhão e partilha da produção de conteúdos, com ênfase na realidade brasileira onde a vida está mais fragilizada”, conta o presidente da Signis Brasil, frei João Carlos Romanini.

Os interessados poderão acompanhar o congresso pela internet no site e nas redes sociais da Signis.

Por CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.