Notícias › 17/05/2017

Um sínodo para a Pan-Amazônia

Um Sínodo para os Povos de toda a Pan-amazônia: o projeto do Papa Francisco foi confirmado terça-feira (16/05) pelo Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Salvador Piñeiro García-Calderón.

Em entrevista ao L’Osservatore Romano, o arcebispo metropolitano de Ayacucho revela também ter agradecido ao Papa pela criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM.

O Presidente da Rede, que encabeça também a Comissão Episcopal para a Amazônia no Brasil, é o Cardeal Cláudio Hummes. Satisfeito com a notícia de um futuro Sínodo regional, “que seria pastoralmente muito importante para quem trabalha lá”, Dom Cláudio frisa os dois principais desafios comuns dos 9 países que compõem a Pan-Amazônia: evangelizar e proteger os povos e o meio ambiente. Para isso, é necessário unir as forças: que é o que a REPAM vem fazendo.

“Em primeiro lugar, ele agradece ao Papa pela criação da REPAM. Isto é muito auspicioso porque mostra o apoio que a Conferência Peruana quer dar ao trabalho na Amazônia, sobretudo na peruana, neste caso. Ele agradece a REPAM como um novo serviço que anima, estimula e presta serviço à Igreja em toda a Pan-Amazônia”.

“Em segundo lugar, a notícia que ele está dando de que o Papa gostaria de fazer um Sínodo regional referente à Pan-Amazônia. Nós todos ficaríamos muito felizes se isto pudesse ocorrer. Creio que seria pastoralmente, e em termos de missão, muito importante para todos os que trabalham na Pan-Amazônia”

“Existem dois desafios fundamentais: o propriamente missionário, evangelizador da Igreja naquela região. A Amazônia tem estes grandes problemas comuns, desafios da realidade missionária evangelizadora… a presença da Igreja em toda a realidade pan-amazônica”. 

“Outro nível é a questão ecológica: a importância da floresta Amazônica e a ameaça que ela está sofrendo de destruição, de degradação, de desmatamento, etc.”.

“Na parte da evangelização, creio que o grande desafio é unir mais as nossas forças, todos os que estamos na Pan-Amazônia. E esta é uma das propostas que a REPAM faz”.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.