Notícias › 08/09/2017

Universitários cristãos discutem evangelização no ensino superior

Com o intuito de discutir a ação evangelizadora no ambiente do ensino superior, a Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio do Setor Universidades promove de 7 a 10 de setembro, o IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), em Manaus (AM). O evento reúne representantes da comunidade universitária de todo o Brasil, a fim de promover a reflexão, partilha e articulação sobre a temática “Presença Cristã na Universidade: identidade, pluralidade e diálogo”.

Às vésperas do evento, o portal da CNBB entrevistou o assessor do Setor Universidades, padre Danilo Pinto dos Santos, que já estava a caminho de Manaus (AM). Em áudio gravado pelo whatsapp, o assessor destacou que o evento é uma oportunidade de conhecer o que a Igreja da Amazônia produz de reflexão sobre a ação evangelizadora no ambiente universitário. Para ele, a ocasião proporcionará à comissão colocar em prática o que o papa Francisco prega: “ir em direção aos lugares mais distantes”, ou seja ser uma “Igreja em Saída”.

São esperadas cerca de 300 pessoas. Na programação constam mesas de discussões, grupos de discussões simultâneos, dinâmicas de integração, pôsteres de experiências e oficinas de desenvolvimento pastoral. Questionado sobre a importância das oficinas aprovadas, padre Danilo explica que elas são fruto de experiências bem-sucedidas da ação evangelizadora no ambiente universitário nos diferentes níveis dentro das instituições de ensino superior, em âmbito regional e em diálogo com as estruturas de ensino, pesquisa e extensão.

“Na parte de oficinas, nós teremos oportunidade de conhecer metodologias de muitas dessas experiências e de outras que não estarão nas condições de pôsteres, metodologias de pastoral universitária que podem ser aplicadas nos diferentes contextos e realidades em que estamos inseridos”, completa.

Outra experiência de destaque do encontro é a vivência do projeto ‘Universitários Missionários na Amazônia’. De acordo com o assessor, o momento ocorrerá no sábado e pretende trazer as diferentes realidades da Igreja Amazônica, como as comunidades ribeirinhas e tradicionais e os povos indígenas. Além disso, no evento haverá o lançamento de alguns trabalhos, como por exemplo, o do programa “Missão País”, que tenta reunir diversas experiências missionárias no ambiente universitário e a apresentação do novo site do Setor Universidades.

Desde 2010, com a realização e o êxito do primeiro encontro, o Setor Universidades passou a estabelecer o EBRUC no calendário dos eventos mais importantes para os universitários de todo o país. Esta é a quarta vez que a Comissão realiza o evento que tem como referência as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Por CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.