Notícias › 28/03/2017

Vaticano divulga programação do Papa na Semana Santa

O Vaticano informou nesta terça-feira, 28, a programação do Papa Francisco para a Semana Santa deste ano. O Santo Padre presidirá todas as tradicionais celebrações desse tempo que é o ápice da vida cristã.

A Semana começa em 9 de abril, Domingo de Ramos, quando o Santo Padre abençoará os ramos e, ao término da procissão, presidirá a Santa Missa às 10h (hora local, 5h em Brasília). Nessa ocasião será celebrada em todo o mundo, em âmbito diocesano, a 32ª Jornada Mundial da Juventude com o tema “Grandes coisas fez por mim o Onipotente” (Lc 1, 49).

Na Quinta-Feira Santa, 13, Francisco presidirá a celebração da Missa do Crisma às 9h30 (hora local, 4h30 em Brasília) com os cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e presbíteros (diocesanos e religiosos) presentes em Roma. Também neste dia, o Papa deve presidir a Missa de Lava Pés em local e horário ainda a ser divulgado. Nos últimos anos, Francisco tem escolhido como local para esta celebração instituições da periferia, voltadas à caridade e a medidas socioeducativas.

A celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, 14, será na Basílica Vaticana a partir das 17h (hora local, 12h em Brasília). O Pontífice presidiá a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e o Rito da Comunhão. À noite, no Coliseu, a tradicional Via Sacra, ao término da qual o Papa fará uma reflexão e concederá a benção apostólica aos fiéis.

No Sábado Santo, a vigília pascal será às 20h30 (hora local, 15h30 em Brasília), na Basílica de São Pedro. O Papa vai presidir a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, que será concelebrada com os cardeais e bispos que desejarem e alguns padres, conforme disponibilidade dos lugares.

No Domingo de Páscoa, 16, além de presidir a Missa às 10h (hora local, 5h em Brasília), o Papa concederá aos fiéis a Bênção Urbi et Orbi, direcionada a todos os povos.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.