Evangelho do dia › 02/11/2019

30ª Semana do Tempo Comum – Sábado – Fiéis Defuntos

Primeira Leitura: Sabedoria 3,1-9 ou 1-6.9

[A forma breve está entre colchetes.]

Leitura do livro da Sabedoria – [A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto;] no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. [Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.] – Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: 41(42)

 

A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.

  1. Assim como a corça suspira / pelas águas correntes, / suspira igualmente minha alma / por vós, ó meu Deus! – R.
  2. A minha alma tem sede de Deus / e deseja o Deus vivo. / Quando terei a alegria de ver / a face de Deus? – R.
  3. Peregrino e feliz caminhando / para a casa de Deus, / entre gritos, louvor e alegria / da multidão jubilosa. – R.
  4. Enviai vossa luz, vossa verdade: / elas serão o meu guia; / que me levem ao vosso monte santo, / até a vossa morada! – R.
  5. Então irei aos altares do Senhor, / Deus da minha alegria. / Vosso louvor cantarei ao som da harpa, / meu Senhor e meu Deus! – R.
  6. Por que te entristeces, minha alma, / a gemer no meu peito? / Espera em Deus! Louvarei novamente / o meu Deus salvador! – R.

 

Segunda Leitura: I Coríntios, 15,20-24a

Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.
Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda.  – Palavra do Senhor.

 

Evangelho: João 6,37-40

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: “Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda a pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. – Palavra da Salvação.

 

Reflexão:

Algumas vezes na vida nós ficamos a nos perguntar qual será a vontade de Deus para nós. Fazemos mil e uma divagações, pensamos em várias opções, mas, no entanto, não nos apercebemos de que Jesus no Seu Evangelho nos revela claramente qual é a prioridade do Pai. A vontade do Pai é que nós creiamos no Seu Filho a fim de que obtenhamos a Salvação. Só isto, não precisa mais nada. Crer em Jesus e abraçar a Sua Salvação é a vontade do Pai para cada um de nós. O resto é consequência desta verdade! Quando nós mantemos firmemente o propósito de entregar a Deus a nossa vida e colocar n’Ele a nossa esperança, confiando em Jesus Cristo, podemos verificar que todas as coisas que nos acontecem nos levam para um único desígnio de santidade e de plenitude. O Senhor providencia o de que necessitamos, as coisas tomam o rumo desejado por Ele e, por isso, sentimos a segurança de que caminhamos em busca do que Ele veio nos dar: a salvação e a vida eterna. Tudo o mais se torna secundário quando temos a nossa salvação como um alvo. Portanto, não necessitamos mais nos angustiar nem nos confundir querendo descobrir o que Deus espera de nós. Jesus não quer perder nenhum daqueles que o Pai Lhe entregou, e nós fazemos parte deste povo que ressuscitará no último dia. – Você tem tentado descobrir a vontade de Deus para a sua vida? – Você já pensou que Deus quer apenas que você abrace a salvação de Jesus? – Você crê que Jesus o (a) ressuscitará no último dia? – Para você o que significa ressuscitar?