Artigos › 16/02/2021

5 formas de celebrar a Quarta-feira de Cinzas em casa

Se você não pode participar presencialmente da missa, siga estas ideias

Em muitos locais, a Igreja celebrará a Quarta-feira de Cinzas com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus. De fato, muitas regiões ainda têm normas específicas para evitar a a Covid-19. Você, por exemplo, pode estar se preparando para celebrar a Quaresma sem poder comparecer às devoções e liturgias de forma presencial.

Mas, veja, mesmo que você não possa ir à igreja, existem várias maneiras respeitosas de celebrar esta data. Abaixo, apresentamos algumas ideias para você entrar no espírito da Quarta-feira de Cinzas em casa.

Cinzas “drive thru”

A melhor maneira de receber as cinzas é na missa, presencialmente. Mas isso pode não ser uma opção para muitos católicos neste ano. Por isso, muitas igrejas estão fazendo a imposição das cinzas (com novas regras anti-Covid) por “drive thru”, ou seja, você passa de carro pela porta da igreja e o sacerdote “derrama” as cinzas sobre sua cabeça. Verifique, portanto, se a sua paróquia vai adotar esta medida.

Medite sobre o significado da data

As cinzas são um sinal externo de uma realidade interna. Mesmo que você não possa receber cinzas, você pode reservar um tempo para meditar nas mensagens das escrituras da Quarta-feira de Cinzas: “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de retornar”.

Faça jejum e abstenha-se de carne

Este preceito da Quarta-feira de Cinzas é feito em casa de qualquer maneira, então todos podem participar. Aproveite também e evite de sair para jantar, fazer compras e outras atividades divertidas que não estão de acordo com o espírito solene do dia.

Assista a uma missa pela internet

Claro que isso não é a mesmo coisa que participar da missa pessoalmente. Mas mesmo que você normalmente não assista à missa online, talvez queira assistir nesta Quarta-feira de Cinzas para se sentir unido à Igreja universal.

Explique o significado da data para as crianças

Se você tem filhos em casa, pode sentar-se com eles para explicar o significado deste dia e apresentar as regras da Quaresma que a família deverá seguir.

Fonte: Aleteia / Imagem: Reprodução web

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.