Artigos › 11/03/2021

5 gestos do padre na missa e seus significados

Durante a missa, o sacerdote faz muitos movimentos de corpo. E esses gestos do padre têm significados especiais e que dizem muito sobre nossa fé.

Abaixo estão cinco gestos e uma breve explicação sobre os seus significados. Você pode clicar nos links para ler mais sobre os assuntos.

1 – Por que o padre beija o altar na missa?

Beijar o altar pode ser visto como uma homenagem ao papel especial que este item tem na liturgia e à consagração feita pelo bispo.

2 – Por que o padre faz a genuflexão?

O ato da genuflexão vem da etiqueta das antigas cortes e era feito na presença de um rei ou nobre medieval. Trata-se de um sinal de respeito e também uma promessa de serviço.

3 – Por que o padre coloca um pedaço de hóstia no cálice?

Trata-se de uma forma concreta de lembrar que que o sacerdote estava unido ao papa e aos bispos cada vez que celebra a missa.

4 – Por que o padre faz uma procissão ao começar a missa?

A procissão de entrada era chamada de “procissão penitencial” e tida como uma forma de preparar o coração daqueles que deveriam participar da missa. O ato físico de se deslocar de um lugar para outro dava aos fiéis a ideia de sair do mundo e entrar em algo muito solene e comovente.

5 – Por que o padre faz algumas orações em voz baixa na missa?

O homem sempre se sentiu pecador diante de Deus e essas orações dão testemunho da súplica do celebrante para que o Senhor acolha sua indignidade e perdoe seus pecados. É significativa a apologia inicial ao pé do altar, com a recíproca confissão entre o celebrante e os ministros antes do início da celebração.

Fonte: Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.