Evangelho do dia › 27/02/2019

7ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira

Primeira Leitura (Eclo 4,12-22)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo serão repletos de alegria pelo Senhor. Quem a ela se apega herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. Os que a veneram prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam. Quem a escutar julgará as nações; quem a ela se dedicar viverá em segurança. Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela deponha sua confiança. Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo. – Palavra do Senhor.

Salmo: 118

— Os que amam vossa lei, têm grande paz!

— Os que amam vossa lei, têm grande paz!

— Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.

— Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.

— Que prorrompam os meus lábios em canções, pois me fizestes conhecer vossa vontade!

— Desejo a vossa salvação ardentemente e encontro em vossa lei minhas delícias!

— Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

Evangelho: Mc 9,38-40

Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”. – Palavra da Salvação.

 Reflexão:

Jesus hoje dá uma lição a nós, ensinando-nos a termos tolerância. O fato de alguém confessar que não é cristão, isto é, discípulo de Jesus, não quer dizer que está contra Seu Projeto. A atitude de João é de ter um pouco de ciúme ao ver que alguém que não caminhava com Jesus estava operando milagres em seu nome. Jesus diz que: “Ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.” Devemos sempre estabelecer diálogo com todos independente se “está contra nós ou a nosso favor”. O diálogo servirá sempre para o conhecimento recíproco de toda a humanidade, mesmo que não cheguemos a acordos.

O que deve contar é a misericórdia e as boas ações.