Notícias › 22/04/2019

A Arquidiocese de Campinas promove concurso fotográfico

A Arquidiocese de Campinas promove pelo segundo ano o concurso fotográfico comemorativo ao Dia Mundial das Comunicações Sociais e convida os fiéis católicos a registrar imagens que façam referência ao tema “Do like ao amém: por uma cultura do encontro“.

A participação é gratuita e os interessados têm até o dia 15 de maio para inscrever fotografias digitais, coloridas ou em preto e branco, apenas em formato horizontal (paisagem), por meio do site: https://www.diadascomunicacoes.com.br/. As vinte melhores imagens irão integrar a 2ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Os autores das obras selecionadas receberão certificado de participação.

O evento é uma iniciativa da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Campinas para celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano será comemorado pela Igreja Católica em 02 de junho. O tema proposto para o concurso e para a exposição, ‘Do like ao amém: por uma cultura do encontro’, tem o propósito de levar os fiéis participantes a refletir sobre o necessário uso responsável das redes virtuais e sobre a importância de se valorizar as relações interpessoais no mundo real, conforme enfatizou o Papa Francisco em sua mensagem para a data alusiva às comunicações sociais.

“Não basta multiplicar as conexões nas redes sociais. Somos chamados pelo sumo pontífice a transcender os likes do mundo virtual e a incorporar o amém em nosso dia a dia, o que significa colaborar de forma concreta na comunidade para que a vontade de Deus se realize, por meio da promoção do encontro entre as pessoas e do estímulo à solidariedade entre todos”, salienta o padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa da Arquidiocese de Campinas.

Sobre o regulamento

Cada participante poderá concorrer com até três fotos inéditas e originais (que nunca tenham sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais e não sejam cópias ou adaptações de outras imagens), sendo classificado apenas um trabalho por autor. As fotos precisam ter uma resolução mínima de 2240 x 1680 pixels, em arquivo de foto digital com, no mínimo, 4 MB, nos formatos .JPG, .BMP, ou .GIF. Somente as fotos horizontais serão aceitas.

O autor da imagem deve explicar em um breve texto com, no máximo, 150 caracteres, qual a relação percebida por ele entre sua foto e a mensagem deste ano proposta pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

As fotos deverão ser produzidas na região de abrangência da Arquidiocese de Campinas, compreendida pelas cidades de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Monte Mor, Elias Fausto, Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba. Será obrigatório o preenchimento do campo “Local fotografado” na ficha de inscrição. O não preenchimento acarretará desclassificação do candidato. Toda e qualquer imagem fotografada fora da área geográfica abrangida pelos municípios acima citados também estará automaticamente desclassificada.

Este ano o concurso está aberto também à participação de professores, alunos e funcionários da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). As imagens selecionadas ganharão uma exposição itinerante pelos campi da PUC-Campinas e, posteriormente, dependendo do interesse, pelas paróquias da Arquidiocese. A abertura acontecerá na Paróquia Sant’Ana, no dia 01 de junho de 2019, logo após a Santa Missa, que começa às 18h.

Outras orientações constam do regulamento no site de inscrições.

No concurso do ano passado os organizadores receberam a inscrição de 148 fotos, produzidas por cerca de 50 participantes de todas as cidades da região pertencente à Arquidiocese (exceto Elias Fausto).

Serviço

Concurso fotográfico ‘Do like ao amém: por uma cultura do encontro’

Participação: gratuita

Inscrições: até 15 de maio de 2019

Cadastro e regulamento: www.diadascomunicacoes.com.br

Organização: Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Campinas

Abertura da exposição: 01 de junho de 2019, 18h

Local: Matriz da Paróquia Sant´Ana

Endereço: R. Luiz Arruda Camargo, 81 – Jardim Santana – Campinas (SP)

Mais informações:

Padre Antonio Alves – Assessor de comunicação e imprensa da Arquidiocese de Campinas

(19) 99135-8282 | antonioalves0082@gmail.com | pascom@arquidiocesecampinas.com

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.