Notícias › 02/07/2020

A batalha contra a dependência não para

Atendimento-de-enfermagem-com-Frei-Geraldo

Como usuários e equipe do Lar de Emaús na Providência de Deus mantêm o trabalho terapêutico sob a ameaça do novo coronavírus

O novo coronavírus vem provocando mudanças de hábitos em sociedades no mundo inteiro e com a comunidade terapêutica do Lar de Emaús, obra da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, não foi diferente. Voltado ao tratamento intensivo de dependentes químicos, o Lar de Emaús recebe adictos em álcool e drogas, do sexo masculino, com idades entre 18 a 59 anos. “Somos católicos franciscanos e recebemos pacientes de todas as regiões do Rio de Janeiro, independentemente de suas crenças. Aqui, não pregamos religião, mas fazemos o anúncio do Evangelho por meio das nossas vivências. Seguimos Jesus Cristo no ideal franciscano com o carisma da nossa Fraternidade: ‘Viver o Evangelho e Repetir o abraço de São Francisco de Assis no leproso’, explica o missionário franciscano e diretor do Lar de Emaús, Frei Geraldo Muniz.

Entre as alterações na rotina do Lar de Emaús, Frei Geraldo destaca a instalação de novos lavabos e dispensadores de papel toalha e produtos para a correta higienização das mãos nos banheiros e no refeitório. “Acompanhamos, pelos meios de comunicação, toda essa mudança na sociedade, em todo o mundo e estamos empenhados em seguir as orientações dos órgãos competentes, vivendo a serviço da vida e realizando todas as medidas de prevenção que estão ao nosso alcance”, afirma ele.

“Adotamos novos hábitos, como respeitar o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, colocar os novos acolhidos em quarentena de 14 dias em quartos e banheiros de uso individual e fazemos diariamente o controle de temperatura corporal de todos. Além disso, estamos realizando palestras e atividades informativas sobre o novo coronavírus. Cancelamos temporariamente as visitas externas e também o trabalho dos voluntários e temos realizado atividades ao ar livre ou, quando são em ambientes internos, como a sala de tv, mantemos distância uns dos outros e deixamos o ambiente bem arejado e ventilado”, revela Frei Geraldo.

Sintonia entre humano e divino

Embora receba todos os irmãos em busca de recuperação, Frei Geraldo ressalta: “Nossa Associação e Fraternidade tem um corpo e uma alma. Nunca estamos sozinhos e a providência de Deus é o nosso patrimônio espiritual. Como eu já disse, não pretendemos tornar os usuários de nossos serviços seguidores da nossa religião, mas queremos que sejam bons Cristãos, na prática dos Mandamentos da Lei de Deus e dos Sacramentos.”

Fazem parte da rotina do Lar a celebração de missas e da palavra dominical e espiritualidade diária, a evangelização e a partilha, com a participação dos acolhidos e dos colaboradores. “Apresentamos a Palavra de Deus convidando a cada um a fazer um projeto de vida dentro do Livro Sagrado, mostrando este Deus que dá oportunidade de sermos novas pessoas, o Pai que ama e cuida de todos”, destaca.

O Lar de Emaús

Localizado no bairro de Cordovil, a comunidade terapêutica está em funcionamento desde setembro do ano passado e segue o modelo de sucesso da primeira comunidade terapêutica inaugurada há mais de 30 anos pelo Frei Francisco Belloti, no interior de São Paulo.

O Lar conta com equipe multidisciplinar que atua em colaboração para a realização de seu carisma e de sua missão. “Entendemos que sozinhos vamos rápido, mas juntos iremos mais longe. Em nossa equipe, contamos com religiosos, psicóloga, assistente social, cozinheira, monitores, fisioterapeuta, médicos e enfermeiro”, conta o Frei Geraldo.

O Lar de Emaús tem capacidade para 20 leitos. Para que o interessado possa fazer parte da comunidade, deve agendar uma visita e comparecer ao espaço acompanhado por um responsável, para passar por uma triagem.

“Seguimos um projeto terapêutico e o tempo mínimo de tratamento são 4 ciclos, onde cada um deles tem duração de 33 a 40 dias. No final, todos passam por uma avaliação e, se for constatada a evolução, o paciente segue para a próxima etapa. De setembro a abril recebemos um total de 50 pacientes e dentre eles, 4 completaram o tratamento e tiveram alta”, esclarece o missionário franciscano. E ele deixa um aviso importante: “se você conhece alguém que esteja precisando e queira fazer um tratamento de maneira voluntária, para viver em sobriedade, forneça o nosso contato”.

A obra tem atendimento gratuito, mas os administradores pedem que, aqueles que quiserem e puderem ajudar, façam doações de produtos da cesta básica, material de higiene e de limpeza, calçados e roupas em bom estado. O telefone de contato do Lar de Emaús é o (21)3819-2553.

Frei Geraldo Muniz finaliza com uma mensagem de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.