Notícias › 29/06/2020

A saudação de Francisco ao “amado irmão Bartolomeu”

cq5dam-thumbnail-cropped-1000-563

Ao saudar os fiéis na Praça São Pedro, o Papa dirigiu uma saudação especial aos romanos e a quem vive na cidade, já que neste dia 29 se celebra a festa dos santos padroeiros da capital italiana.

Pela intercessão dos Apóstolos Pedro e Paulo, “rezo para que em Roma cada pessoa possa viver com dignidade e possa encontrar o feliz testemunho do Evangelho”.

Ecumenismo

Outra saudação especial foi dirigida ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, que em decorrência da pandemia não pôde enviar uma delegação a Roma, como tradicionalmente acontece nesta Solenidade.

“Portanto, envio espiritualmente um abraço ao querido irmão o Patriarca Bartolomeu, na esperança que possam ser retomadas o mais rápido possível nossas recíprocas visitas.”

Na festa de Santo André, em 30 de novembro, é a Santa Sé que envia uma delegação a Istambul. Momentos antes, na celebração eucarística na Basílica Vaticana, o Pontífice mencionou a ausência dos ortodoxos, mas disse que sentiu a presença do “amado irmão Bartolomeu” ao rezar diante das relíquias de São Pedro.

Mártires

Francisco mencionou também os mártires decapitados, queimados vivos e assassinados, sobretudo durante o império de Nero. “Esta terra em que nos encontramos é ensanguentada pelos nossos irmãos cristãos”, disse o Pontífice, recordando que amanhã se celebra a comemoração dos mártires.

O Papa concluiu a sua saudação fazendo votos de que a visita aos túmulos dos Apóstolos reforce a fé e o testemunho dos peregrinos e desejou a todos um bom feriado.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.