Notícias › 10/07/2017

Abertas inscrições para o Simpósio Mariológico Ecumênico, em Curitiba (PR)

No atual contexto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e dos 500 anos da Reforma Protestante, a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano, em parceria com o Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promovem entre os dias 1 e 3 de setembro, em Curitiba (PR), o Simpósio Mariológico Ecumênico.

Destinado a todos os envolvidos na causa ecumênica, a formação possibilitará o conhecimento e o aprofundamento no comentário de Martín Lutero sobre a obra Magnificat, na ótica católica e luterana. De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, padre Marcus Barbosa o momento é também uma oportunidade para se fazer um resgate, a partir dos documentos ecumênicos, da figura de Maria na história da salvação, a fim de superar preconceitos recíprocos entre as Igrejas cristãs.

Ainda para ele, o estudo do comentário do Magnificat é uma oportunidade de aprender a contemplar as grandezas de Deus. “Sem dúvida, é uma bela e convidativa oportunidade, neste Ano Mariano e Ano da Celebração dos 500 anos da Reforma, a cantar com Maria e aprender a contemplar as grandezas de Deus, o poder libertador de Jesus, a viver no reconhecimento de nossa fragilidade e pequenez, abertos e entregues à fé na sua misericórdia”, completa.

Na programação, além das conferências proferidas por doutores teólogos, membros da Comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano, o simpósio contará também com duas conferências que serão ministradas pelo presbítero e doutor Hubertus Blaumeiser, teólogo alemão, professor em Roma, especialista na Teologia de Lutero.

As inscrições para participar do evento são pagas e podem ser feitas até o dia 24 de agosto no site do Instituto de Ciência e Fé da PUCPR. “Que este Simpósio Mariológico Ecumênico sobre o ‘Louvor de Maria’ seja mais uma oportunidade para trilharmos juntos a estrada do movimento ecumênico, a caminho da reconciliação, desejo de Deus e compromisso nosso de cristãos”, exorta padre Marcus.

Confira o folder e a programação completa do evento.

Por CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.