Notícias › 04/12/2020

Admirável sinal: Iniciativas de organismos e pastorais ajudam na preparação para o Natal

christmas-1010749-640

Tempo forte na liturgia da Igreja e na vida dos cristãos, o Natal tem um período especial de preparação, assim como a Páscoa. As quatro semanas que antecedem a data em que a Igreja celebra o nascimento de Jesus são dedicadas ao Tempo do Advento, período de esperança pela vinda do Salvador. Para auxiliar na vivência desse tempo, pastorais e organismos eclesiais vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem promovido iniciativas com o objetivo de que corações e mentes possam acolher o Menino Jesus em 25 de dezembro.

É tempo de um admirável sinal, como o Papa Francisco ressalta em sua carta sobre o presépio:

“Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrirmos que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele”.

Confira algumas das iniciativas promovidas neste Advento:

Novena de Natal

A mais tradicional forma de preparação para o Natal é a celebração da Novena de Natal nas famílias e comunidades em todo o Brasil. Para este ano, a Edições CNBB preparou um roteiro para os encontros a partir do pilar da Palavra.

“Jesus é o semeador divino! Continua a semear no coração dos homens a sua Palavra de Salvação. A Novena convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que estavam distantes. Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus”, motiva a editora.

O livreto da novena de Natal acompanha os fiéis no caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial, refletindo, com simplicidade doméstica, a chegada do Menino Deus que sempre vem ao nosso encontro para nos salvar e garantir a vida.

O material pode ser adquirido impresso e no formato e-book.

Minha Família acolhe o Menino Jesus

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) propôs para este tempo do Advento a campanha “Minha Família acolhe o Menino Jesus”, uma iniciativa que pretende resgatar e fortalecer nas casas o verdadeiro sentido natalino para os cristãos, que é o nascimento do Salvador. Neste tempo do advento, a CNPF oferece informações e reflexões a respeito do presépio a partir da carta Admirável Sinal, publicada pelo Papa Francisco em dezembro do ano passado.

As famílias são convidadas a prepararem o ambiente doméstico para receber o Menino Jesus e compartilharem os preparativos por meio de fotos e vídeos com a hashtag #presepioemcasa. Outra sugestão da Pastoral Familiar é que os membros das famílias fiquem alguns momentos longe da internet para dedicarem-se uns aos outros. Além da montagem dos presépios, os agentes são convidados a celebrar em família a Novena de Natal.

Ele vencerá

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude tem em sua programação uma série de vídeos para cada domingo com reflexões sobre o Advento, intitulada “Ele vencerá”.

“A série fala sobre a força do tempo do Advento e da necessidade que cada pessoa tem de se abrir à presença gloriosa do Cristo que vem, para vencer tudo em todos. Que mesmo diante de tantas angústias e dificuldades, há de vir Aquele que vence tudo em nós: medos, angústias, dores e tristezas. Portanto, é um brado de esperança. Para despertar nos jovens a esperança, pois Ele Vencerá!”, reforça a articuladora da equipe dos Jovens Conectados, Layla Kamila.

No primeiro vídeo da série, o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino Ferreira, motivou os jovens com uma palavra de esperança.

“Queira Deus, entrando nesta atmosfera, entrando neste sentimento, entrando nesta força deste tempo do advento, possamos nós nos abrir para sermos curados, porque o Senhor da glória virá tocar os nossos medos, nossas fragilidades, nossas derrotas, nosso desespero emocional, nossas incertezas sociais, as questões procedentes do desemprego. Eu creio Senhor, que esse advento vai acendendo, a cada semana, a vela, a chama da Esperança”, disse o bispo.

“Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!”

A Cáritas Brasileira retoma neste tempo do Advento a campanha 10 Milhões de Estrelas com uma proposta inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano. Motivam a iniciativa o tema “Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!” e o lema “Brilhe vossa luz para que vejam as vossas boas obras” (cf. Mt 5,16).

A cada ano, no período do Advento e do Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza, a Cáritas busca iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs, independente de etnia racial ou crença religiosa.

Na edição deste ano, a inciativa objetiva animar a esperança proativa em tempos desafiadores como o que estamos vivendo, com as consequências da pandemia de Covid-19.

Celebrar em família

Para auxiliar as famílias em sua vivência cristã, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB continua oferecendo os roteiros “Celebrar em família”. A cada semana, serão disponibilizados os roteiros para a celebração da Palavra de cada domingo do Advento e, em seguida, para as celebrações do Tempo do Natal.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.