Artigos › 30/11/2020

Advento, caminhada para o Natal do Senhor

advent-4680176-640

Advento significa vinda, chegada! Advento é tempo de preparação para a vinda do Senhor, bem como a própria vinda na celebração, pela mudança de vida, a prática da justiça e da caridade.

Natal significa nascimento, nascimento de Jesus Cristo. É vinda de Jesus Cristo, vinda celebrada e atualizada na celebração do seu Natal. O nascimento de Jesus Cristo é o centro das festividades do Natal.

As celebrações do ciclo de Natal referem-se à vinda de Deus para morar entre os seres humanos. No centro de tudo está o Menino Deus envolto em faixas, e não o papai Noel com seus presentes nem a Ceia de Natal. Este seria o natal do comércio alimentado pelo consumo.

Natal é a festa da vida que nasce, a festa do maior presente que Deus concedeu à humanidade, seu Filho, Jesus Cristo. Na Vida que nasce a humanidade celebra o dom da vida de todos. A alegria pelo dom da vida se expressa bem através dos presentes e da Ceia de Natal. Contudo, a melhor maneira de celebrar o Natal do Senhor consiste em participar da Ceia do Senhor, a Eucaristia.

As festas do ciclo de Natal compreendem todas as festas da manifestação do Senhor neste mundo: seu nascimento em Belém; seu nascimento de Maria; seu nascimento em uma Família, a Sagrada Família; sua manifestação aos povos, simbolizados pelos magos do Oriente e sua manifestação como Filho de Deus no batismo do Jordão.

Tempo de preparação

A comemoração desta vinda do Senhor vem precedida de um tempo de preparação, o tempo do Advento.

No tempo do Advento e do Natal estão presentes as três vindas do Senhor: a vinda na carne, a vinda hoje no mistério e a vinda última gloriosa. Comemorando sua vinda no passado, Ele vem agora no presente e esta vinda no presente é um passo à frente ao encontro de sua vinda na glória.

Como a chegada do filho é aguardada pela mãe com expectativa e cuidadosa preparação, o Advento é este tempo de alegre expectativa e de preparação para receber o Filho de Deus. Como ele veio, ele virá nas festas do seu nascimento e de sua manifestação.

Nesta caminhada, somos conduzidos por três guias. Isaías, durante todo o tempo. Ele veio preparar a humanidade para a chegada do Messias. No segundo domingo do Advento, entra em cena João Batista, pedindo mudança de vida, a prática da justiça e da caridade. Ele prepara o povo de Deus para acolher o Messias Salvador. No quarto domingo do Advento, Maria, a mulher grávida de Deus, nos toma pela mão para, com ela, preparar o presépio vivo dos nossos corações, onde ela deseja colocar o seu Filho que vai nascer.

Assim, no Tempo do Advento os cristãos realizam uma caminhada de preparação, na mudança de vida, na prática da justiça e da caridade, em direção ao Natal do Senhor. O Senhor veio, o Senhor virá na glória. Importa, porém que ele venha aos corações humanos cada dia e, de modo especial, na comemoração de sua vinda na historia, nas festas da manifestação do Senhor. Assim será Natal!

Por Frei Alberto Beckhäuser, OFM, via Instituto Teológico Franciscano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.