Notícias › 01/03/2019

Antes mesmo do Vaticano, padres e freiras de Itaperuna se destacam no atletismo

Corrida no interior do Rio de Janeiro se caracteriza por categoria especial para religiosos

No início de 2019 o Vaticano anunciou a formação de uma equipe oficial de atletismo formada por membros religiosos. Bem antes disso, no entanto, a cidade de Itaperuna, no noroeste do Rio de Janeiro, já estabeleceu a tradição de padres e freiras participando de provas de rua, através da Corrida de São José, que vai para a sétima edição em 2019.

A prova acontece sempre em 19 de março, dia de São José do Avahy, santo padroeiro de Itaperuna. Em 2018, dentre os 800 inscritos, estiveram 50 padres e freiras, que competiram em uma categoria especial montada para eles dentro dos 5km que englobam o percurso. Detalhe: todos trajados a caráter, com hábitos e batinas, roupas religiosas do catolicismo.

Idealizador da Corrida de São José e responsável por abrir a categoria especial para padres e freiras, o Professor Godoi explica de onde veio a inspiração.

– Ouvi, uma vez, a fala do Papa João Paulo, que os religiosos devem sair das igrejas e evangelizar lá fora, com ações, com exemplos. Cheguei para o Bispo em Itaperuna e apresentei essa ideia de uma categoria especial para padres e freiras. Ele topou e estamos tocando isso até hoje – explica o professor, que ressalta o entusiasmo do público.

– Sempre é algo muito legal. A curiosidade das pessoas que acompanham a prova é ver padres e freiras chegando. Temos sistema de classificação masculino, feminino, com atletas locais e para padres e freiras.

Freira-atleta é destaque da região

Uma das freiras participantes da Corrida de São José é a Irmã Liliane Mendonça, de 36 anos. Ela se dedica à vida religiosa há 11 e faz parte do Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador. Correndo desde 2011, ela já participou também do Desafio Raposo, tradicional prova de montanha da região, e até da famosa Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

– A categoria para padres e freiras é um incentivo para nós e o povo de Deus também acha interessante. Vejo um olhar diferente no sentido de incentivo – disse Irmã Liliane, que não vê qualquer problema em correr vestida com o hábito.

– Algumas pessoas me questionam sobre minha vestimenta ao fazer exercícios. O hábito não me atrapalha em nada. Pelo contrário… Se eu precisasse tirar o hábito para correr, eu renunciaria a esse tipo de exercício.

Para a Irmã Liliane, correr é uma oportunidade de aliar o esporte com a vida espiritual. União perfeita que é empregada durante os percursos que realiza.

– Quando pratico atividade física, consigo inclusive rezar melhor. Enquanto corro, eu relaxo, medito, rezo e entro em comunhão com Deus.

As inscrições para a sétima Corrida de São José estão abertas e podem ser feitas através do site: www.corridadesaojose.com.

Fotos: Divulgação





Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.