Notícias › 12/03/2021

Arcebispo de Cascavel morre por Covid-19

O Arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, de 67 anos, morreu na quinta-feira por complicações da Covid-19, no Hospital São Lucas, onde estava internado desde 16 de fevereiro, quando testou positivo para o coronavírus.

No hospital, devido ao agravamento de seu quadro, o Arcebispo precisou ser entubado em 19 de fevereiro. Dias depois, Dom Mauro chegou a apresentar melhora e sua sedação foi retirada em 27 de fevereiro. Porém, voltou a piorar e no dia 9 de março foi necessário sedá-lo novamente.

Boletim médico da manhã do dia 11 de março informava que o Arcebispo estava com um “quadro gravíssimo” e, embora fosse preciso realizar hemodiálise, “não foi possível”, pois as respostas aos procedimentos realizados “não foram boas”. Neste mesmo dia, às 18h20, Dom Mauro morreu.

“Rezemos por nossa Arquidiocese e pelo repouso eterno de Nosso Arcebispo”, pediu a Arquidiocese de Cascavel por meio de nota.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também expressou seu pesar pela morte de Dom Mauro Aparecido. “Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de Dom Mauro, à Arquidiocese de Cascavel e aos seus amigos, reafirmando nossa fé na ressurreição: ‘Descanso eterno dai-lhe, Senhor. E para ele brilhe a vossa luz!’”, afirmou a presidência da entidade.

O velório de Dom Mauro teve início às 23h de quinta-feira, com Missas a cada 2 horas. Na manhã sexta-feira, às 9h, foi celebrada a Missa de corpo presente. Por causa das restrições impostas pela pandemia, apenas o clero diocesano participa das celebrações.

O sepultamento do Arcebispo está marcado para 10h, no cemitério central de Cascavel, no monumento a ressureição dos padres.

Breve biografia

Dom Mauro Aparecido nasceu em 9 de novembro de 1954,em Fartura (SP). Foi ordenado sacerdote em 13 de maio de 1984, em Jacarezinho (PR). Em 14 de agosto de 1998, foi nomeado Bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR) e tornou-se Bispo titular em 21 de fevereiro de 1999 e, em 31 de outubro de 2007, foi nomeado Arcebispo de Cascavel.

Dom Mauro também foi Bispo administrador da Diocese de Umuarama (PR), vice-presidente e depois presidente do Regional Sul 2 da CNBB.

Bispos mortos por Covid-19

Dom Mauro Aparecido é o quarto Bispo brasileiro que morreu devido à Covid-19.  No ano passado, morreram o Arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, aos 70 anos, em 14 de abril, e o Bispo de Palmares(PE), Dom Henrique Soares da Costa, aos 57 anos, no dia 18 de julho. Neste ano, em 13 de janeiro, o Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, morreu aos 88 anos.

Fonte: ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.