Notícias › 30/06/2020

Autorizada a reabertura gradual do Santuário de Aparecida

maxuel-silva-Fq-Dwk-Sax91-Y-unsplash-Easy-Resize-com

Um decreto publicado pela prefeitura de Aparecida, SP, autoriza a reabertura gradual do Santuário Nacional para celebrações públicas a partir do dia 28 de julho.

O decreto municipal exige que as Missas na Basílica tenham número reduzido de fiéis e que o Santuário adote medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavírus. Mas o documento deixa claro que a reabertura só acontecerá nessa data se região seguir na fase 2 estabelecida pelo Governo de São Paulo no chamado plano de “retomada consciente”. As fases foram definidas de acordo com o número de casos de Covid-19 em cada região e define os segmentos econômicos e de serviços que poderão ter suas atividades retomadas.

Hoje, o santuário está aberto apenas para a visita de fiéis. O número de pessoas que podem entrar é reduzido e os visitantes precisam seguir medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. As Missas estão sendo transmitidas pela internet e pelos canais de rádio e TV do Santuário.

Protocolo para a retomada das atividades

Os representantes do Santuário Nacional já apresentaram para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida e para os membros do Comitê de Crise do município o protocolo que deverá ser adotado na retomada das atividades religiosas.

O plano detalha o trajeto que os romeiros serão orientados a seguir ao chegarem ao complexo (para evitar aglomerações), além dos pontos em que deverão parar para aferir a temperatura corporal e os locais de permanência permitidos dentro da Basílica, respeitando a distância de segurança entre as pessoas.

O documento ainda aborda o reforço da higienização do local, a instalação de totens com álcool em gel, a utilização de bombas costais para aplicação de desinfetantes em grandes espaços, o uso obrigatório de máscaras para todos e de outros equipamentos de segurança individual para os funcionários do Santuário, que já estão seguindo essas medidas preventivas.

Rede hoteleira e comércio

O decreto da prefeitura de Aparecida prevê a retomada das atividades da rede hoteleira e das pousadas da cidade também a partir do dia 28 de julho. Esses estabelecimentos deverão funcionar com ocupação reduzida e seguindo as normas de prevenção.

Já as galerias do Centro de Apoio ao Romeiro deverão reabrir apenas no dia 4 de agosto (com exceção das praças de alimentação). O retorno das atividades das feiras livres está previsto para o dia 15 de agosto.

Via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.