Notícias › 24/05/2017

Bispo referencial comenta sobre peregrinação e simpósio das famílias

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá realizar a 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família, no Santuário Nacional de Aparecida, nos dias 27 e 28 de maio. 

O tema escolhido para a peregrinação deste ano é: “Família, luz para a Vida em Sociedade”. É o mesmo tema que será abordado no XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que vai acontecer em Cuiabá (MT), em setembro do ano que vem.

Iniciando com a celebração eucarística, às 18h, do sábado, a Peregrinação das Famílias terá uma procissão luminosa com o lema “No Ano Mariano a família peregrina para a casa da mãe”. Já as atividades do simpósio serão abertas ainda na parte da manhã do sábado, a partir das 8h no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, que receberá conferencistas para abordagem de temáticas relevantes para a vida em família e para o trabalho da Pastoral Familiar. No domingo acontecerá a Romaria quando serão celebradas duas missas com a participação das famílias de peregrinos: às 8h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e às 10h presidida por Dom João Bosco Barbosa.

O Bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom João Bosco Barbosa de Sousa diz que a peregrinação das famílias à casa da Mãe Aparecida acontece em um lugar natural de encontro para as famílias, pelo fato de ser casa da Mãe do Céu. “Agora, com a comemoração dos 300 anos, a festa do encontro se torna mais bonita, coroando o mês de maio com essa visita das famílias. O crescimento da peregrinação se deve a essa atração que Maria exerce junto ao povo cristão, mas também porque o tema da família se tornou mais premente, mais urgente, por conta das inúmeras dificuldades que as famílias vêm enfrentando na convivência diária”, aponta.

Ele ressalta também o crescimento que teve a Pastoral Familiar em todo o Brasil, motivada pelos dois Sínodos dos Bispos sobre o tema, e pela Exortação do Papa Francisco sobre “O Amor na Família”.

Para o Bispo, estes eventos são importantes, porque mobilizam milhares de casais que, juntamente com os filhos, participam da pastoral familiar. “Aqui essas famílias se fortalecem na fé, compartilham experiências, rezam juntas pelo bem das famílias, voltam animadas e amparadas pelo exemplo de Maria, a Mãe de Família que mora no coração do povo brasileiro”.

De acordo com Dom João Bosco, o tema revela o feixe de preocupações e desafios que envolvem a família hoje. “A sociedade passa por uma mudança acelerada, vertiginosa, em que os princípios fundamentais da convivência e da vida são profundamente abalados. Há aspectos positivos e negativos nessa mudança. É como se um terremoto abalasse a velha casa em que moramos. Vamos ter que construir outra, provavelmente mais ampla e melhor. Mas neste momento é preciso correr lá dentro e salvar o que tem mais valor: salvar vidas, em primeiro lugar”, afirma.

Segundo o Bispo, há gente morrendo em meio à violência, a pobreza, os conflitos, os vícios, a solidão, o abandono. Dessa forma é preciso salvar valores, como a dignidade, a honestidade, a verdade, a caridade, a fé, o patrimônio espiritual e moral construído ao longo da vida da humanidade. “E onde guardar tudo isso, até que passe a calamidade? É na família. É ela o remédio, a força de resistência, a lucidez, a esperança de luz nestes tempos sombrios. A família como luz para a Vida em sociedade é a força que Deus nos oferece para este momento complicado da humanidade”.

Na opinião de Dom João, quem vier a Aparecida vai encontrar muitos irmãos e sair do próprio espaço, do pequeno mundo confortável do ‘eu’ e buscar a força do ‘nós, encontrará boas reflexões, testemunhos, caminhos para fazer crescer a vida familiar. Tudo isso os fará robustecer a fé e a esperança, e buscar a santidade do dia a dia Familiar. “Este retorno a cada ano é significativo. Significa que aqui se criam laços, amizades duradouras. Cada ano, o tema tratado descortina um novo horizonte na vida familiar. A Igreja vai se tornando mais família e as famílias vão se tornando ‘igrejas domésticas’. A luz de Cristo, essa que ilumina a vida em sociedade, não se acende de uma só vez. Ela vai se alastrando, crescendo devagar e sempre, na oração, no testemunho, no encontro, na abertura à graça. Com paciência e perseverança. É essa a lição que devemos aprender”, finaliza.

Baixe aqui a programação do Evento: 9ª Peregrinação e 7º Simpósio Nacional da Família

Por A12

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.