Notícias › 14/03/2019

Bispos devem renovar convite ao Papa para visitar a Argentina

No dia do sexto aniversário do pontificado do Papa Francisco, comemorado neste 13 de março, o Santo Padre foi lembrado em oração em missa solene na Catedral de Buenos Aires. Através de uma carta, os bispos da Argentina se congratularam pela data, agradecendo o “ministério de Bom Pastor para toda a Igreja”, renovando “com afeto a adesão filial”.

Reunidos em Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Argentina que termina nesta quinta-feira (14), os bispos divulgaram uma mensagem – datada de 12 de março – em que retomam as saudações pelo sexto aniversário do pontificado, “ocasião para dar graças a Deus” pelo que tem presenteado ao Povo de Deus. Falar do Papa, “depois de Jesus e da Virgem Maria, toca a medula da Igreja católica peregrina”.

Bispos visitam o Papa em abril

Os bispos se preparam para visitar Francisco no Vaticano, em abril, e anteciparam na mensagem que, na audiência que terão com o Papa, irão propor – mais uma vez – que ele “não se prive da alegria de visitar” a Argentina. Um país que o tornou “a referência mundial” do “diálogo claro, manso, confiável e prudente, através dos interlocutores mais diversos. Colocou alegria na Igreja, a alegria do Evangelho”, convidando a nos voltar para o essencial: o Deus que ama, o Cristo vivo que salva.

“Não podemos deixar de dizer que tudo isso se dá num Papa bem argentino, com bom humor, astúcia e saídas que o identificam, recriando palavras ou frases a cada momento.”

Os bispos enaltecem na mensagem várias passagens do seu pontificado: desde a primeira viagem fora de Roma ao visitar a ilha de Lampedusa, “quando abraçou a humanidade ‘descartada’ dos migrantes africanos, sobreviventes do Mediterrâneo”; a opção pelos mais pobres, através de “almoços com os indigentes de Roma”; e a visita às prisões, centros de reabilitação e tantas periferias existenciais, “que são uma prioridade nas suas viagens missionárias”.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.