Notícias › 14/09/2017

C9 conclui mais um ciclo de reuniões sobre reforma da Cúria

Terminou ontem, quarta-feira, 13, mais um ciclo de reuniões do conselho de nove cardeais (C9) que auxilia o Papa Francisco na Reforma da Cúria Romana. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, apresentou um resumo dos assuntos abordados nos três dias de reunião, 11, 12 e 13 de setembro.

Burke informou os jornalistas que o Santo Padre se uniu ao grupo a partir de terça-feira, após a viagem apostólica à Colômbia, e esteve ausente na manhã de hoje devido à Audiência Geral. Estiveram presentes nas reuniões todos os membros do C9, exceto os Cardeais George Pell e Laurent Monsengwo Pasinya.

Segundo Burke, os cardeais se dedicaram a um estudo sobre a situação das propostas entregues ao Papa Francisco pelo Conselho de Cardeais para a reforma da Cúria Romana. Houve também uma reflexão sobre os textos do Papa relativos à reforma da Cúria, guiada pelo Cardeal Óscar Rodriguez Maradiaga.

Os textos são, sobretudo, os do encontro tradicional natalino com a Cúria Romana, mas também dos pronunciamentos no Consistório de 12 de fevereiro de 2015 e de 17 de outubro de 2015, por ocasião do quinquagésimo aniversário do Sínodo dos Bispos.

Alguns temas debatidos foram: a Cúria como instrumento de evangelização e serviço ao Papa e às Igrejas locais, a descentralização, o papel das Nunciaturas Apostólicas, seleção e competência dos funcionários, menos clerical e mais internacional, com um aumento de jovens e mulheres.

Os cardeais refletiram também sobre o recente Motu Proprio “Magnum Principium”, acerca das implicações no que tange as tarefas da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, falou sobre o trabalho de seu organismo. Esta tarde, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, participou também dos trabalhos do C9.

Os cardeais releram os Estatutos do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, criado em 1º de setembro de 2016. O Cardeal Sean Patrick O’Malley atualizou os membros do C9 sobre os trabalhos da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores.

Sobre a eventual substituição do Cardeal Pell no Conselho de Cardeais, Burke, respondendo aos jornalistas, disse que a questão ainda não foi abordada.

Os trabalhos dessa 21ª reunião do C9 concluíram-se ontem. A próxima reunião está marcada para os dias 11, 12 e 13 de dezembro deste ano.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.