Artigos › 10/03/2021

Cansado(a) das aulas on-line? Foque nestas 3 coisas

Quer você tenha ensinado seus filhos em casa por mais de uma década (como eu fiz com meus sete filhos) ou entrou nessa por causa da pandemia, você provavelmente já deve estar esgotado(a) com a as aulas on-line, que já duram quase um ano.

Não me interpretem mal – adoro a forma como a aprendizagem e as aulas on-line complementam a nossa abordagem tradicional para educar em casa. De fato, nossos dedicados professores de história, filosofia e ciências tornam nossa vida muito mais fácil a cada dia. O mesmo acontece com sites que lidam com praticamente todas as minhas instruções de matemática, notas, testes e registros de aula.

No entanto, tenho duas queixas: estou farta de ficar olhando para as telas. E estou farta de ficar olhando para meus filhos olhando para as telas.

Foi por essas razões que desligamos (literalmente) o aprendizado virtual há cerca de 10 dias. Ainda faltava muito tempo para as férias e nossos dias ainda precisavam da estrutura que as aulas diárias trazem para casa. Portanto, decidimos voltar ao básico, concentrando-nos em três coisas: o verdadeiro, o bom e o belo. Esses pilares da educação cristã – frequentemente chamados de transcendentais – têm sua base na filosofia grega e vale a pena ponderar e praticar.

3 perguntas essenciais

Para nós, significa permitir que nossos dias letivos sejam ditados por três perguntas simples:

A atividade em questão – seja ler um livro, jogar um jogo de tabuleiro, ouvir música,  acender uma fogueira ou escrever um roteiro – é verdadeiro? Isso é bom? É lindo? Se a resposta for ‘sim’ para qualquer uma dessas perguntas, nós o faremos!

Isso não quer dizer, entretanto, que as aulas ministradas na internet não possam ser verdadeiras, boas ou bonitas. Pelo contrário: simplesmente precisávamos de uma pausa. Claro, tivemos que buscar permissão de nossas várias escolas cibernéticas (“Entregaremos as tarefas com uma ou duas semanas de atraso… Pode ser? Muito obrigado!”).

Mas valeu totalmente a pena. Um novo lote de pinturas em aquarela enche minhas paredes. Escrevemos poesia, discutimos literatura clássica e caminhamos pela floresta em caminhadas diárias pela natureza. Além disso, um de meus filhos chegou a dominar sua tabuada em nosso velho quadro-negro enferrujado.

Voltaremos às aulas on-line em alguns dias, mas esse intervalo está nos dando exatamente o que precisamos para terminar o semestre com força total.

Fonte: Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.