Notícias › 14/06/2017

Cardeais propõem descentralização de alguns aspectos do governo da Igreja

O Conselho de Cardeais criado pelo Papa para o auxiliar na reforma da Cúria Romana concluiu, nesta quarta-feira, 14, no Vaticano, a sua 20ª reunião, dedicada à “descentralização” de alguns aspectos do governo central da Igreja Católica.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, apresentou aos jornalistas os temas que estiveram em debate no terceiro encontro de 2017 entre Francisco e os cardeais dos cinco continentes, iniciado na segunda-feira, 12.

Os participantes debateram formas para que a Cúria Romana possa “servir melhor as Igreja locais”, propondo, por exemplo, “uma consulta mais ampla, constituída também por membros de vida consagrada e leigos, sobre os candidatos propostos para a nomeação como bispo”.

Entre outras propostas, acrescenta o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, foi estudada a possibilidade de “transferir algumas faculdades dos dicastérios romanos” para os bispos ou conferências episcopais, “num espírito de sã descentralização”.

Um dos casos apresentados como exemplo é o da ordenação sacerdotal de um diácono permanente que tenha ficado viúvo.

Os trabalhos abordaram também o andamento da Secretaria para a Economia e a Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.

Esta foi a 20ª reunião de um órgão que foi constituído a 28 de setembro de 2013 para apoiar Francisco na reforma da Cúria Romana e que já interveio em áreas como a organização econômica da Santa Sé e na criação de novas estruturas como as congregações para as áreas dos ‘Leigos, Família e Vida’ e ‘Justiça, Paz e Migrações’.

O próximo encontro está marcado para 11, 12 e 13 de setembro.

por Canção Nova, com Agência Ecclesia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.