Notícias › 20/04/2017

Cardeal Aviz é enviado do Papa para evento mundial dos Cursilhos

O Papa Francisco nomeou o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para a Vida Religiosa e os Institutos de Vida Consagrada, seu enviado especial para a quinta edição da Ultreia Mundial do Movimento dos Cursos de Cristandade (Mcc). O evento se realiza este ano em Fátima (Portugal), de 4 a 6 de maio.

“É hora dos cursilhos” é o lema da quinta edição – uma iniciativa que se realiza num ano histórico para Portugal e para a Igreja Católica, com os 100 anos das Aparições de Fátima, a vinda do Papa Francisco a Portugal, o Centenário do nascimento de Eduardo Bonnín, fundador do Movimento, e da canonização dos Pastorzinhos Francisco e Jacinta.

Durante três dias, várias iniciativas serão realizadas em Fátima: Eucaristias, Orações, conferências, Tertúlias, Procissões, com destaque para a ultreia que se realiza no dia 6 de maio na Basílica da Santíssima Trindade .

Participam na Ultreia Mundial do Mcc cerca de 8000 cursilhistas vindos de 38 países, entre eles mais de 100 brasileiros.

O Movimento dos Cursos de Cristandade tem reconhecimento canônico da Santa Sé. Trata-se de um movimento eclesial de evangelização cristã criado na Espanha no início do século XX. No Brasil, o Cursilho foi trazido inicialmente à Arquidiocese de Campinas. O Cursilho destaca-se por ser um Movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças – preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja -, a fim de que se tornem evangelizadoras de suas realidades particulares.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.