Notícias › 26/08/2019

CCM abre inscrições para 2ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes

diaconos-e1566814982838-1200x762-c

Diáconos de diversas dioceses do país vão estar em Brasília, de 09 a 13 de setembro, para participar da 2ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes. O encontro vai ser realizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM), um dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As inscrições já estão abertas.

Com o tema: “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário de Outubro de 2019, a experiência tem como objetivo de refletir sobre a identidade, vocação e missão do Diácono Permanente a partir da sua dimensão pneumatológica para uma Igreja em saída missionária.

“O diácono é o guarda do serviço na Igreja. […] Vós sois os guardas do serviço na Igreja: o serviço à palavra, o serviço no altar, o serviço aos pobres. E a vossa missão, a missão do diácono, e o seu contributo consistem nisto: em recordar a todos nós que a fé, nas suas diversas expressões — a liturgia comunitária, a oração pessoal, as diversas formas de caridade — e nos seus vários estados de vida — laical, clerical, familiar — possui uma dimensão essencial de serviço: o serviço a Deus e aos irmãos”, papa Francisco, em 25 de março de 2017.

De acordo com o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e diretor do CCM, dom Odelir José Magri, “o curso pretende desenvolver uma reflexão sobre a diaconia e o diaconato no ser e na missão da Igreja apresentando os elementos da pneumatologia no ministério diaconal (sacramentalidade do diaconato) aprofundando o apelo de conversão pessoal e pastoral da Conferência de Aparecida e do magistério do papa Francisco para uma Igreja em saída missionária, com ênfase no ministério do Diácono Permanente”, destaca.

O encontro é destinado aos Diáconos Permanentes já ordenados e contará com a assessoria do Diácono Luciano Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), onde atualmente é coordenador arquidiocesano de pastoral.

De acordo com as Diretrizes para o Diaconato Permanente da Igreja no Brasil (nº 48), as funções dos diáconos são marcadas pelo “caráter de sacramento da caridade de Cristo preferencialmente aos pobres e excluídos”.

Um outro trecho das Diretrizes (nº 58), “A primeira missão do diácono é a caridade: Ele é apóstolo da caridade com os pobres, envolvido com a conquista de sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais. Está próximo da dor do mundo. Deixa-se tocar e sensibilizar pela miséria e pelas provações da vida”.

As inscrições para o curso podem ser feitas no site do CCM

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.