Notícias › 04/10/2019

CNBB nomeia novos membros para a Comissão Especial para os Bispos Eméritos

Whats-App-Image-2019-09-30-at-13-25-37-1200x762-c

A Comissão Especial para os Bispos Eméritos foi criada pela Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2012, com o objetivo de acompanhar os bispos eméritos, bem como apoiá-los e dá-los assistência. Atualmente, a Igreja no Brasil conta com 174 bispos eméritos, e cabe à esta Comissão ser o elo de comunicação entre eles e os bispos na ativa.

De acordo com o Código de Direito Canônico (CDC), recebe o nome de “emérito” aquele bispo que “perder o ofício por limite de idade ou por renúncia aceite”. A Igreja estabelece a idade de 75 anos para a apresentação do pedido de renúncia ao papa.

Atendendo ao que é estabelecido no CDC, de que a Conferência episcopal “deve procurar que se proveja à conveniente e digna sustentação do Bispo que renuncia, tendo em consideração a obrigação primária a que está sujeita a própria diocese que serviu”, é que está estruturada a Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos da CNBB. Atualmente, ela conta com uma nova composição para este quadriênio (2019 – 2023).

Saiba quem são os novos membros:

Dom Francisco Biasin, bispo emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ) – Presidente
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) – Secretário
Dom Nelsol Westrupp – Bispo emérito da diocese de Santo André (SP)
Dom Itamar Vian – Arcebispo emérito de Feira de Santana (BA)
Dom Paulo Antônio de Conto – Bispo emérito de Montenegro (RS)
Dom Gutemberg Freire Régis – Bispo emérito de Coari (AM)

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.