Notícias › 14/05/2020

CNBB suspende edital dos Prêmios de Comunicação 2020 por causa do coronavírus

Pr-mios-comunica-o-2020-768x362-1-1200x762-c

O edital da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), referente ao ano de 2020, foi suspenso pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Lançado em 10 de fevereiro deste ano, o documento oferecia a possibilidade de os interessados apresentarem as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.

Com a medida, as inscrições já realizadas até o dia 10 de maio, data limite anteriormente estabelecida, continuarão a ter eficácia para outubro do próximo ano, nova data de entrega dos Prêmios de Comunicação. De acordo com a Comissão para a Comunicação, foram consideradas algumas questões importantes para a decisão, dentre elas, as recomendações das autoridades de saúde para que não haja aglomerações e nem eventos que tenham a presença de público.

Além disso, a Comissão explicou que no próximo ano serão reabertas as inscrições e um novo edital será divulgado. Devido à situação excepcional do país, a Comissão, que atualmente conta com a assessoria do padre Tiago José Sibula e da Manuela Castro, prioriza a necessidade de garantir o cumprimento das normas restritivas, preservando a saúde da população, sobretudo daqueles mais vulneráveis à contaminação da doença. “Quem se inscreveu este ano já está automaticamente na edição do ano que vem. Tão logo tivermos a definição da data em outubro avisaremos”, anunciaram os assessores.

Prêmios de Comunicação

Desde 1967, os Prêmios de Comunicação da CNBB são apreciados por especialistas em cada área, numa primeira fase e, depois, na etapa final são escolhidos por uma comissão episcopal nomeada pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep).

Depois de encerradas as inscrições, os trabalhos são levados a seis universidades católicas brasileiras e a um grupo de profissionais da Rede Católica de Rádio (RCR) e da Signis Brasil.

Em 2020, o Prêmio chegou à sua 53ª edição com o objetivo de premiar trabalhos que destacam valores humanos e cristãos em diversas áreas da comunicação e da arte: Cinema (Prêmio Margarida de Prata), Rádio (Prêmio Microfone de Prata), Imprensa (Prêmio Dom Hélder Câmara), TV (Prêmio Clara de Assis) e Internet (Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida).

Na edição 2020, duas novas categorias foram lançadas. O prêmio Pastoral “Kerigma”, que visa o reconhecimento e o incentivo de ações desenvolvidas pelas equipes da Pastoral da Comunicação, nas paróquias e dioceses, tendo como critério a implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023), e o prêmio “Papa Francisco”, que visa reconhecer e incentivar o trabalho dos pesquisadores em comunicação de graduação e pós-graduação, que colaboram na reflexão e no trabalho pastoral da Igreja no Brasil.

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.