Artigos › 05/06/2020

Como combater a injustiça? A Palavra de Deus nos mostra o caminho

prayer-1308663-640-2

Lutar contra a injustiça no mundo é um esforço digno, parte essencial da mensagem do Evangelho.

Primeiramente, Jesus nos exorta a fazer um inventário pessoal, olharmos dentro de nossos próprios corações antes de corrigirmos o que os outros estão fazendo, como mostra esta passagem do Evangelho de São Mateus:

“Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão” (Mateus 7,3-5).

É relativamente fácil defender alguém e se opor às injustiças que estão acontecendo no mundo. No entanto, é muito mais difícil olhar para nossas próprias vidas e ver se realmente cumprimos o que estamos pregando.

Uma das razões pelas quais isso é tão importante é porque nossa mensagem cairá em ouvidos surdos se não vivermos primeiro o que pregamos. São Paulo VI escreveu sobre isso em sua encíclica Evangelii Nuntiandi:

“O homem moderno ouve com mais vontade as testemunhas do que os professores, e se ele ouve os professores, é porque eles são testemunhas.”

Precisamos testemunhar nossas crenças antes de dizermos aos outros o que fazer. Em segundo lugar, precisamos prestar atenção às palavras de Jesus quando ele diz como seremos julgados no fim dos tempos:

“Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’” (Mateus 25, 37-40).

A caridade para com os outros deve estar na vanguarda da luta pela justiça. Deve formar nossos pontos de vista, mas também nossas ações.

Você não pode efetivamente “combater o fogo com fogo”, como diz o ditado. Acenderá apenas mais chamas e o fogo será maior.

Em vez disso, precisamos combater a injustiça, olhando primeiro dentro de nossos corações, corrigindo o que encontramos lá e, depois, saindo em espírito de caridade para levar paz ao mundo.

Via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.