Notícias › 17/05/2019

Conheça as dioceses e a Arquidiocese dos novos bispos nomeados pelo Papa

As dioceses de Ipameri (GO) e Nova Iguaçu (RJ) e a arquidiocese de Campinas (SP) ganharam novos bispos na última quarta-feira (15). Dessas, apenas Nova Iguaçu não estava vacante. Desde de 27 de junho de 2018 tinha como bispo coadjutor, dom Gilson Andrade da Silva, que assume agora o governo pastoral após o papa Francisco aceitar a renúncia de dom Luciano Bergamin.

A Diocese de Nova Iguaçu, criada em 26 de março de 1960, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja no estado do Rio de Janeiro e pertence Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O município com mais de 800 mil habitantes, faz parte da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio e está localizado a 28 km da capital. A cidade conta ainda com a Catedral Santo Antônio, que fica no centro do município.

Ainda na Região Sudeste do Brasil, Campinas, no estado de São Paulo (SP) foi outra cidade que recebeu um novo arcebispo. Dom João Inácio Muller, foi transferido da sede episcopal de Lorena (SP) para ser o metropolita na cidade.

A Diocese foi criada por ordem do Papa Pio X, em 7 de junho de 1908 e instalada em 1º de novembro do mesmo ano com a posse do primeiro Bispo, dom João Batista Corrêa Nery. 50 anos depois, em 9 de abril de 1958, foi elevada a Arquidiocese e passou a ser a Província Eclesiástica que compreende as dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba e São Carlos.

A Catedral Metropolitana de Campinas, localizada no Centro da cidade, é a sede da Arquidiocese, que pertence Regional Sul 1 da CNBB, que também é a mantenedora Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui dois seminários, o Instituto Vocacional São José (propedêutico) e Imaculada Conceição de Teologia e Filosofia. Além Hospital e Maternidade Celso Pierro e a Rádio Brasil Campinas AM 1270. A arquidiocese paulista estava vacante desde a nomeação de dom Airton José dos Santos para a arquidiocese de Mariana (MG), em 25 de abril de 2018.

O Regional Centro-Oeste da CNBB também tem diocese com novo bispo. É Ipameri (GO), que fica na região Sudeste do estado de Goiás e segundo os dados do IBGE (2001), tem 225.475 habitantes e uma área é de 22.947 km².

A diocese, que faz divisa com a Arquidiocese de Goiânia (GO), a Diocese de Paracatu (MG), a Diocese de Patos de Minas (MG), a Diocese de Uberlândia (MG), e a Diocese de Itumbiara (GO), estava vacante desde a transferência de dom Guilherme Werlang para Lages (SC), em fevereiro de 2018. Dom Guilherme foi o quarto bispo e governou a diocese por 18 anos (1999-2018.)

Criada em 11 de outubro de 1966 pelo Papa Paulo VI e instalada no dia 6 de dezembro do mesmo ano. A diocese que pertence à Província Eclesiástica de Goiânia teve como primeiro bispo dom Gilberto Pereira Lopes (1966 a 1975). O padre José Francisco Rodrigues do Rêgo, atual pároco da Catedral de Uruaçu (GO) foi o escolhido pelo papa Francisco para ser o quinto bispo de Ipameri (GO).

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.