Notícias › 03/10/2019

CONIC realiza consulta nacional para sugestões do tema e lema da CF ecumênica em 2021

CF2021-1200x762-c

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do qual participa a Igreja Católica Apostólica Romana e outras cinco Igrejas, está realizando uma consulta nacional até o dia 19 de outubro deste ano para a escolha do tema e do lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021.

Segundo o presidente do CONIC, Inácio Lemke, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), uma das características da Campanha da Fraternidade Ecumênica é seu caráter participativo e plural. “Todas os grupos, pastorais, comunidades e pessoas de diferentes expressões de fé identificadas com o testemunho cristão em favor da justiça, da misericórdia e do diálogo são convidadas a se integrar na CFE”, disse.

Tema e lema – Para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, o CONIC está fazendo um levantamento de sugestões do Tema e do Lema. Lembrando que o lema é sempre um versículo bíblico de apoio ao tema. O CONIC informa que para participar é muito simples. Basta encaminhar a sugestão para o e-mail:comunicacao@conic.org.br, com nome e sobrenome e também indicando a igreja, organismo ecumênico, grupos de base e movimento. O CONIC vai confirmar e responder a todas as inscrições. O prazo para o envio é até dia 19 de outubro deste ano.

O presidente do Conic lembra que uma das dicas já apontadas foi a reflexão sobre Educação para a paz em um Mundo Multirreligioso – documento do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). “No entanto, podem ser outras possibilidades. Daí a importância de sabermos a opinião e o desejo de cada um e cada uma de vocês”, disse Inácio.

Essa já é uma experiência que vem sendo feita conjuntamente entre as Igrejas que integram o Conic: Aliança de Batistas do Brasil (ABB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

Em 2016, aconteceu a última experiência de realização de uma Campanha da Fraternidade Ecumênica cujo tema foi “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a Justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). O cartaz foi este que utilizado para ilustrar este texto.

Foto de capa: detalhe do cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.