Artigos › 08/06/2018

Coração de Maria, Templo do Espírito Santo

Na primeira cena da Anunciação, o anjo do Senhor disse a Maria que a “sombra do Altíssimo” estaria sobre ela. De fato, as coisas que aconteceram com Maria só se explicam por meio da ação do Espírito Santo. Não são os olhos humanos que podem atestar o fato, mas sim o mistério de Deus revelado ao coração da pobre jovem de Nazaré.

O Espírito Santo é a força de Deus penetrando na alma das pessoas, dando vida e consolando os corações. Maria é a portadora da luz, foi invadida plenamente com a força do Espírito e dotada de todos os dons, como no dia de Pentecostes. Na Encarnação, passa a entender os desígnios de Deus na história da humanidade, pois ela mesma carrega no ventre a salvação. Sua história repleta de fé e bondade é o reflexo da ação de Deus por meio do Espírito.

Naquele momento, somente o anjo do Senhor testemunhou a fecundação, e os céus se abriram para louvar o Criador. Só o Espírito foi capaz de elevar tamanha humanidade de Maria ao grau de Mãe de Deus. Assim, ela se torna o templo, a morada do Espírito, aquela que é cheia de graça e suscita a santidade.

É um fato inédito o que aconteceu com Maria, e disso somos devedores. A sabedoria do Pai imprime na miséria humana a mais alta celebração do mistério divino. Aquela mulher humilde torna-se a portadora da fé que jamais encerra seu agir no mundo. Maria foi tão especial ao se deixar invadir pelo Espírito que não pensou nas consequências, simplesmente acolheu Deus com mansidão. O fiat, ou o “faça-se segundo a vontade de Deus”, é um acontecimento rico em significados e transcende nossa fé.

Maria tem consciência de sua missão de ser portadora do Espírito de Deus e, mesmo nas dificuldades, quando se vê apunhalada pelo sofrimento do Filho, abandona-se em Deus, naquele que a compreende e a restaura. O Espírito Santo faz de Maria uma nova criatura, a nova Eva que agarra a serpente e instaura um novo tempo de graça para a Igreja nascente. Só pode realizar as obras de Deus quem também deixa o Espírito habitar em seu coração.

Com esse gesto, o Coração Imaculado de Maria nos ensina que, pelo Batismo, Cristo faz sua morada em nós. Ele, o cordeiro pascal, nos unge com o Espírito Santo, para que iluminemos o mundo. É uma grande alegria poder participar desse ato de amor de Deus e se unir a Maria na grande missão redentora.

Que a Santíssima Mãe de Deus, templo do Espírito Santo, nos conduza à plena consciência da fé e que sejamos templos de Deus para os que sofrem, os que ainda não se encontraram e, principalmente, para as futuras gerações de cristãos. Como Maria, sejamos homens e mulheres nascidos do Pentecostes, possamos falar a língua do amor e fazer com que os dons sejam espalhados para a santificação e edificação da criação inteira.

Coração de Maria, templo do Espírito Santo, rogai por nós!

Conheça o livro Imaculado Coração de Maria: https://www.avemaria.com.br/produto/1599-imaculadocoracaodemaria

Por Editora Ave-Maria

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.